Município amplia realização de tomografias para detectar covid-19
Além do PAM Salgadinho, pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus estão sendo atendidos no Hospital Sanatório
Com o objetivo de ampliar o acesso de usuários do SUS ao exame de tomografia para detectar covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, junto ao Hospital Sanatório, a contratualização para exames de tomografia do tórax. O exame é importante para detectar alterações no pulmão, facilitando o diagnóstico da doença.
Segundo Sandra Torres, coordenadora-geral de Atenção Especializada da SMS, foram disponibilizados 1.200 exames por mês, podendo ser realizados até 40 por dia. “Esse número é destinado apenas ao atendimento de pacientes com suspeita da covid-19. Os pacientes que precisam de tomografias para outras enfermidades, continuam fazendo normalmente e não entram nessa contagem de exames”, explica.
Antes dessa ampliação, a realização de tomografias do tórax pelo município vinha sendo feita pelo PAM Salgadinho, referência para os encaminhamentos das quatro unidades de referência em síndromes gripais, que funcionam no Novo Mundo, Jacarecica, Graciliano Ramos e Santa Amélia. Os pacientes atendidos pelo Hospital Sanatório também são direcionados para a realização dos exames através de encaminhamentos.
Atendimentos no PAM Salgadinho
Durante todo o mês de maio até o início deste mês de junho, no PAM Salgadinho, foram realizadas 340 tomografias para detectar a doença. Após a realização dos exames, os resultados ficam disponíveis para os usuários em, no máximo, 12 horas. Para que o acesso ao resultado seja mais fácil e seguro, o usuário já sai com um login e uma senha para que acesse de casa.
“Com essa ampliação para mais um local de atendimento, espera-se que esse número de exames aumente e cada vez mais usuários tenham acesso à tomografia, que hoje é considerado o mais indicado para detectar lesões pulmonares pela covid-19”, afirma Sandra Torres.
Tomografia do tórax para a detecção da covid-19
Embora outros exames de imagem do tórax, como raio-X e ECG, auxiliem para detecção de alterações no pulmão, a tomografia é considerada a mais precisa quando se trata de suspeita de covid-19. Isto porque a tomografia atua, principalmente, na detecção de pneumonia em pacientes considerados suspeitos (mas sem confirmação laboratorial), ajuda a avaliar a magnitude da pneumonia e também permite o acompanhamento da evolução de quadros respiratórios de pacientes com confirmação da doença, determinando de forma mais rápida a conduta médica e o melhor tratamento para o paciente.