Senadores aprovam auxílio emergencial para profissionais da Cultura
Projeto de lei segue agora para a sanção presidencial

Artistas, produtores, técnicos e empresas que formam a cadeia produtiva da Cultura obtiveram outra importante vitória na tarde dessa quinta-feira (04). Por 76 votos favoráveis, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 1075/2020 que cria a Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc.
Entre outros benefícios, a referida lei estende ao segmento cultural o auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19, que resultou na paralisação das atividades culturais em todo o país.
De autoria da deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ) e relatoria de Jandira Feghali (PCdoB)/RJ), o projeto de lei foi aprovado no último dia 26 de maio pela maioria dos deputados federais, em sessão remota da Câmara. O projeto segue agora para sanção presidencial.
Ao todo serão liberados R$ 3 bilhões, oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) diretamente para Estados, Municípios e o Distrito Federal. Maceió já se encontra apto, dentro dos parâmetros legais, a receber esses recursos, com todas as instruções previstas em lei constituídas, inclusive o Fundo Municipal de Cultura e seu Comitê de Gestão.
Além disso, também foi iniciado o cadastramento de todos os profissionais que fazem parte do segmento cultural em Maceió, o que permitirá ao Município obter informações atualizadas sobre quem são, onde estão, qual a área de atuação desses profissionais.
Na próxima semana, a equipe da FMAC que coordenará o processo de distribuição dos recursos vai participar de uma capacitação nacional de cinco dias. Em seguida, serão realizadas oficinas para orientar os profissionais e empresas que estiverem aptos a receber o auxílio federal.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
