Senadores aprovam auxílio emergencial para profissionais da Cultura
Projeto de lei segue agora para a sanção presidencial
Artistas, produtores, técnicos e empresas que formam a cadeia produtiva da Cultura obtiveram outra importante vitória na tarde dessa quinta-feira (04). Por 76 votos favoráveis, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 1075/2020 que cria a Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc.
Entre outros benefícios, a referida lei estende ao segmento cultural o auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19, que resultou na paralisação das atividades culturais em todo o país.
De autoria da deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ) e relatoria de Jandira Feghali (PCdoB)/RJ), o projeto de lei foi aprovado no último dia 26 de maio pela maioria dos deputados federais, em sessão remota da Câmara. O projeto segue agora para sanção presidencial.
Ao todo serão liberados R$ 3 bilhões, oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) diretamente para Estados, Municípios e o Distrito Federal. Maceió já se encontra apto, dentro dos parâmetros legais, a receber esses recursos, com todas as instruções previstas em lei constituídas, inclusive o Fundo Municipal de Cultura e seu Comitê de Gestão.
Além disso, também foi iniciado o cadastramento de todos os profissionais que fazem parte do segmento cultural em Maceió, o que permitirá ao Município obter informações atualizadas sobre quem são, onde estão, qual a área de atuação desses profissionais.
Na próxima semana, a equipe da FMAC que coordenará o processo de distribuição dos recursos vai participar de uma capacitação nacional de cinco dias. Em seguida, serão realizadas oficinas para orientar os profissionais e empresas que estiverem aptos a receber o auxílio federal.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
