“Proposta beneficia mães e promove justiça no pagamento do Auxílio Emergencial”, diz Marx Beltrão
A possibilidade de o pai solteiro receber as duas cotas também é restabelecida na legislação

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) afirmou nesta quinta-feira (04) por meio das redes sociais que o Projeto de nº Lei 2508/20, que estabelece prioridade de recebimento do auxílio emergencial pela mulher de família uniparental (chefe de família) quando o pai também informa ser o responsável pelos dependentes, é um mecanismo importante para se evitar fraudes e promover justiça no pagamento do benefício.
“Muitos ex-cônjuges deram entrada no auxílio primeiro, como se tivessem a guarda dos filhos, e isso tem sido alvo de muitas denúncias. Essa medida é para impedir, sobretudo, o conflito de informações e proteger as mães e chefes de família. Mais de 80% das crianças no país tem uma mulher como responsável. Os pais solteiros na mesma condição, que são só 3,6% das famílias brasileiras, serão também contemplados. Quem já está vivendo um drama e depende do auxílio para sobreviver precisa de apoio, e não de golpes!”, postou Beltrão em seu perfil oficial no Instagram.
A Câmara dos Deputados aprovou o PL, da deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) e outros, na terça-feira (2). A matéria será enviada ao Senado. De acordo com o parecer aprovado, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), se houver conflito de informações prestadas pela mãe e pelo pai, deverá ser dada preferência de recebimento das duas cotas de R$ 600,00 pela mãe, ainda que sua autodeclaração na plataforma digital tenha ocorrido depois daquela feita pelo pai.
O homem que tiver a guarda unilateral ou que seja responsável, de fato, pela criação dos filhos, poderá contrariar as informações da ex-mulher na mesma plataforma e receber uma das cotas de R$ 600,00 até que a situação seja esclarecida pelo órgão competente.
A possibilidade de o pai solteiro receber as duas cotas também é restabelecida na legislação após o veto do dispositivo pelo presidente Jair Bolsonaro.
Veja também
Últimas notícias

Restaurante Popular tem programação especial em alusão ao Dia das Mães
Dia das Mães: confira os horários de funcionamento dos shoppings da capital e do interior

Moradores protestam contra falta d’água e bloqueiam pista em Cruz das Almas

Câmera flagra momento em que homem é assassinado no conjunto Graciliano Ramos

Maceió registra casos de raiva em morcegos; SMS inicia bloqueio vacinal em bairros afetados

PRF prende procurado pela Justiça de Alagoas em abordagem a ônibus na Bahia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
