“Proposta beneficia mães e promove justiça no pagamento do Auxílio Emergencial”, diz Marx Beltrão
A possibilidade de o pai solteiro receber as duas cotas também é restabelecida na legislação
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) afirmou nesta quinta-feira (04) por meio das redes sociais que o Projeto de nº Lei 2508/20, que estabelece prioridade de recebimento do auxílio emergencial pela mulher de família uniparental (chefe de família) quando o pai também informa ser o responsável pelos dependentes, é um mecanismo importante para se evitar fraudes e promover justiça no pagamento do benefício.
“Muitos ex-cônjuges deram entrada no auxílio primeiro, como se tivessem a guarda dos filhos, e isso tem sido alvo de muitas denúncias. Essa medida é para impedir, sobretudo, o conflito de informações e proteger as mães e chefes de família. Mais de 80% das crianças no país tem uma mulher como responsável. Os pais solteiros na mesma condição, que são só 3,6% das famílias brasileiras, serão também contemplados. Quem já está vivendo um drama e depende do auxílio para sobreviver precisa de apoio, e não de golpes!”, postou Beltrão em seu perfil oficial no Instagram.
A Câmara dos Deputados aprovou o PL, da deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) e outros, na terça-feira (2). A matéria será enviada ao Senado. De acordo com o parecer aprovado, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), se houver conflito de informações prestadas pela mãe e pelo pai, deverá ser dada preferência de recebimento das duas cotas de R$ 600,00 pela mãe, ainda que sua autodeclaração na plataforma digital tenha ocorrido depois daquela feita pelo pai.
O homem que tiver a guarda unilateral ou que seja responsável, de fato, pela criação dos filhos, poderá contrariar as informações da ex-mulher na mesma plataforma e receber uma das cotas de R$ 600,00 até que a situação seja esclarecida pelo órgão competente.
A possibilidade de o pai solteiro receber as duas cotas também é restabelecida na legislação após o veto do dispositivo pelo presidente Jair Bolsonaro.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
