“Proposta beneficia mães e promove justiça no pagamento do Auxílio Emergencial”, diz Marx Beltrão
A possibilidade de o pai solteiro receber as duas cotas também é restabelecida na legislação
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) afirmou nesta quinta-feira (04) por meio das redes sociais que o Projeto de nº Lei 2508/20, que estabelece prioridade de recebimento do auxílio emergencial pela mulher de família uniparental (chefe de família) quando o pai também informa ser o responsável pelos dependentes, é um mecanismo importante para se evitar fraudes e promover justiça no pagamento do benefício.
“Muitos ex-cônjuges deram entrada no auxílio primeiro, como se tivessem a guarda dos filhos, e isso tem sido alvo de muitas denúncias. Essa medida é para impedir, sobretudo, o conflito de informações e proteger as mães e chefes de família. Mais de 80% das crianças no país tem uma mulher como responsável. Os pais solteiros na mesma condição, que são só 3,6% das famílias brasileiras, serão também contemplados. Quem já está vivendo um drama e depende do auxílio para sobreviver precisa de apoio, e não de golpes!”, postou Beltrão em seu perfil oficial no Instagram.
A Câmara dos Deputados aprovou o PL, da deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) e outros, na terça-feira (2). A matéria será enviada ao Senado. De acordo com o parecer aprovado, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), se houver conflito de informações prestadas pela mãe e pelo pai, deverá ser dada preferência de recebimento das duas cotas de R$ 600,00 pela mãe, ainda que sua autodeclaração na plataforma digital tenha ocorrido depois daquela feita pelo pai.
O homem que tiver a guarda unilateral ou que seja responsável, de fato, pela criação dos filhos, poderá contrariar as informações da ex-mulher na mesma plataforma e receber uma das cotas de R$ 600,00 até que a situação seja esclarecida pelo órgão competente.
A possibilidade de o pai solteiro receber as duas cotas também é restabelecida na legislação após o veto do dispositivo pelo presidente Jair Bolsonaro.
Veja também
Últimas notícias
Zé Felipe realiza sonho inusitado e deixa Ana Castela chocada
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
Operação Rastreio em AL e mais dez estados mira revenda de celulares roubados
MEC avalia realizar prova do Enem em outros países do Mercosul
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
