Alunos da rede estadual de Maceió vão ter aulas pelo rádio a partir de hoje
Projeto Rádio Escola começa nesta segunda-feira (08), a partir de 13h30
As aulas do Projeto Rádio Escola Maceió iniciam nesta segunda-feira (08), a partir das 13h30. O conteúdo educacional produzido pelos professores municipais será transmitido pela Rádio Difusora AM, emissora que transmite na frequência de 960KHz. As três modalidades de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos e Idosos – serão contempladas.
Em meio à pandemia da covid-19, seguindo as orientações de saúde, as aulas presenciais se mantém suspensas. Algumas atividades com os alunos estão acontecendo de forma remota, por meio de canais virtuais. Pensando na dificuldade de acesso à internet para muitos estudantes da rede municipal, o projeto Rádio Escola Maceió, em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares, através da Rádio Difusora AM, pretende alcançar a maioria dos estudantes da rede a partir desta segunda-feira.
“No que diz respeito ao Ensino Fundamental, as audioaulas terão no máximo 8 minutos, a depender se são anos iniciais ou anos finais. Nos anos iniciais, nós temos o primeiro ciclo de alfabetização, que vai do primeiro ao terceiro ano, nesse ciclo, as aulas terão 5 minutos”, explica a a coordenadora do Ensino Fundamental, Maria José Alves.
As audioaulas dos quartos e quintos anos devem durar entre 7 e 8 minutos, assim como as dos anos finais. Os componentes curriculares serão distribuídos ao longo da semana. Serão duas aulas de português e matemática e uma aula das demais disciplinas.
Para a Educação Infantil, o projeto Rádio Escola Maceió se apresenta como mais uma possibilidade de manutenção dos vínculos entre escolas e crianças, por meio de suas famílias. A coordenadora da Educação Infantil, Angelina Araújo, explica como será composta a programação para a modalidade.
“Agregando as atividades já desenvolvidas na rede para a manutenção dos vínculos, foi pensada a rádio difusão de músicas, brincadeiras de roda, brincadeiras antigas e outras diversas atividades da cultura da infância. Os profissionais da Educação Infantil estão gravando as atividades e experiências de interações, para que sejam reproduzidas e consigamos manter as crianças vinculadas nesse período de pandemia”, explica Angelina.
A secretária Ana Dayse Dorea reforça que a participação das famílias dos alunos é essencial para que o projeto tenha sucesso. “Eu insisto em pedir o retorno das famílias. Contamos com a ajuda de vocês também. Ajudem os professores da rede municipal de Educação de Maceió a garantir o conhecimento que é da responsabilidade da escola chegar à sua casa. A programação de aulas está muito bonita. Fizemos um material para agregar os estudantes e os seus responsáveis. Além de matemática e português, vamos trabalhar com arte, teremos apoio psicológico e tantas outras vertentes. Precisamos estar juntos”, disse a gestora.
Cada bloco de aulas terá uma duração média de 20 a 30 minutos. Os blocos de radioaulas serão veiculados às 13h30, 14h e 15h para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os horários das 18h às 19h são para os estudantes da Ejai.
Veja também
Últimas notícias
Após ação da Defensoria, BRK apresenta mapas do esgotamento na Região Metropolitana de Maceió
Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos de provas do 2º dia
Moradores denunciam suspeito que estaria roubando no Conjunto Novo Jardim, no Eustáquio Gomes
Após cinco quedas consecutivas, sindicalização volta a crescer em Alagoas
Prefeita Marcela Gomes divulga programação musical da festa de 63 anos de Novo Lino
Caminhão derruba passarela, e motorista de carro morre esmagado na BR-116
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
