Sesau distribui 100 mil comprimidos de azitromicina aos 102 municípios de Alagoas
Tratamento é suficiente para 20 mil pessoas nos municípios
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começou a distribuir 100 mil comprimidos de azitromicina aos municípios alagoanos. A medida, que vai fortalecer o combate à pandemia do novo coronavírus no estado, foi anunciada na manhã desta segunda-feira (08) pelo secretário da Saúde, Alexandre Ayres, em entrevista à TV Oops, de Arapiraca.
O medicamento, que já começou a ser distribuído aos hospitais no fim de semana, será entregue aos 102 municípios alagoanos a partir desta segunda-feira (08), por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). A ação acontece em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
“A azitromicina é um medicamento da rede de atenção básica, de compra exclusiva dos municípios alagoanos, e a Sesau vem fazendo a sua parte em distribuir 100 mil comprimidos. Cada paciente, de acordo com a prescrição médica, deve tomar cinco comprimidos. Ou seja, estamos falando de 20 mil pessoas atendidas neste tratamento assegurado pelo Governo de Alagoas para o combate à Covid-19”, explicou o secretário.
Segundo o assessor de Assistência Farmacêutica da Sesau, Yuri Amaral, no último final de semana a Sesau enviou 12.600 comprimidos de azitromicina para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Tabuleiro, Jacintinho, Benedito Bentes e Trapiche, todas em Maceió. Também já foram beneficiadas as Centrais de Triagens localizadas no Ginásio do Sesi e no Shopping Pátio Maceió, além do Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares. Cada unidade recebeu 1.800 comprimidos.
O Hospital Metropolitano, o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital da Mulher (HM) e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, receberam 43.200 comprimidos de azitromicina no total – cada unidade recebeu 10.800 comprimidos.