Coronavírus pode ter começado a circular na China em agosto
Estudo é baseado em dados de motores de pesquisa relacionados aos sintomas
O novo coronavírus pode estar em circulação na China desde agosto de 2019, de acordo com estudo da Harvard Medical School divulgado nesta terça-feira, 9. A pesquisa utilizou imagens de alta resolução provenientes de satélites que mostraram aumento excepcional na movimentação em estacionamentos de hospitais em Wuhan - onde o vírus começou a circular no fim de 2019 - e nos dados de buscas por sintomas relacionados à covid-19, como tosse e diarreia.
"O aumento do tráfego nos hospitais e nos dados de pesquisa dos sintomas apontados em Wuhan é anterior a dezembro de 2019, considerado o período de início da pandemia do novo coronavírus", diz o estudo. "Embora não possamos confirmar se o aumento do volume está diretamente relacionado ao novo vírus, nossas evidências corroboram com outro estudo recente que mostra ocorrências anteriores ao episódio no mercado de peixes".
Segundo a pesquisa, os resultados também corroboram com a hipótese de que o vírus surgiu naturalmente na região sul da China e já estava circulando potencialmente na época dos primeiros casos confirmados em Wuhan.
Os dados mostram um aumento acentuado da ocupação dos estacionamentos dos hospitais em agosto de 2019. A pesquisa aponta ainda que foi verificado um aumento extraordinário nas buscas por "diarreia" em agosto em comperação como o número de buscas feitas em outras temporadas de gripe.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
