HGE assiste 558 pessoas no fim de semana; 278 na Central de Triagem
Dos 260 testes para Covid-19 aplicados, 78 apresentaram resultados positivos

O Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 558 pessoas no último fim de semana, sendo 278 somente na Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, que é vinculada à maior emergência pública de Alagoas. Ao todo foram atendidas 472 vítimas de casos clínicos, 79 de acidentes e cinco de agressões. Dos 260 testes para Covid-19 aplicados, 78 apresentaram resultados positivos.
Dos 472 casos clínicos atendidos, 194 foram na sede do hospital, que incluem principalmente acometidos por doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Entre as vítimas de acidentes assistidas, 44 foram casuais e 35 de trânsito. Já quanto aos atendimentos decorrentes de agressões, quatro foram por arma branca e um por arma de fogo.
Diante do aumento de atendimentos a vítimas de agressões, o médico e gerente do HGE, Paulo Teixeira, enfatiza a importância da doação de sangue, uma vez que viabiliza a assistência da saúde de pacientes que necessitam de transfusão. Somente nesse fim de semana, o maior hospital de urgência e emergência de Alagoas realizou 16 procedimentos cirúrgicos.
“Os bancos de sangue passam por grandes dificuldades no abastecimento dos estoques, isso acontece em escala mundial por causa da pandemia da Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, a coleta de bolsas de sangue de 450ml caiu 2,5% nos últimos 4 anos, embora a necessidade de transfusões tenha aumentado. Então pedimos que as doações não parem, pois elas são determinantes na atuação dos hospitais”, explicou o gerente.
Também no fim de semana foram concedidas 134 altas médicas, 239 internamentos e 42 transferências para outras unidades de saúde. Para quem tiver interesse em doar sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) pode esclarecer dúvidas através do telefone (82) 3315-2109. Em Maceió, as doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h; em Arapiraca, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Sexta-feira
Somente na sexta-feira (12) o HGE realizou 387 acolhimentos, sendo 202 no prédio sede. Foram 317 casos clínicos (185 atendimentos na Central de Triagem), 53 acidentes (46 casuais, 13 de trânsito e quatro de trabalho), cinco agressões, uma queimadura e uma tentativa de suicídio. Dos 160 testes para Covid-19 oferecidos, 116 resultados descartaram a doença.
Veja também
Últimas notícias

Cibele Moura reforça importância de projeto de câmeras de segurança em instituição de acolhimento

Telefone 190 está temporariamente fora do ar em Arapiraca; 3ºBPM orienta uso de número alternativo

STF inicia depoimentos de testemunhas da trama golpista

Mãe é detida em Maceió por agredir filho de 8 anos com tapas e mordidas

Jovem é presa com 20 papelotes de maconha na cidade de Maragogi
Polícia identifica adolescentes suspeitos de incendiar pertences de moradores em situação de rua em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
