HGE assiste 558 pessoas no fim de semana; 278 na Central de Triagem
Dos 260 testes para Covid-19 aplicados, 78 apresentaram resultados positivos
O Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 558 pessoas no último fim de semana, sendo 278 somente na Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, que é vinculada à maior emergência pública de Alagoas. Ao todo foram atendidas 472 vítimas de casos clínicos, 79 de acidentes e cinco de agressões. Dos 260 testes para Covid-19 aplicados, 78 apresentaram resultados positivos.
Dos 472 casos clínicos atendidos, 194 foram na sede do hospital, que incluem principalmente acometidos por doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Entre as vítimas de acidentes assistidas, 44 foram casuais e 35 de trânsito. Já quanto aos atendimentos decorrentes de agressões, quatro foram por arma branca e um por arma de fogo.
Diante do aumento de atendimentos a vítimas de agressões, o médico e gerente do HGE, Paulo Teixeira, enfatiza a importância da doação de sangue, uma vez que viabiliza a assistência da saúde de pacientes que necessitam de transfusão. Somente nesse fim de semana, o maior hospital de urgência e emergência de Alagoas realizou 16 procedimentos cirúrgicos.
“Os bancos de sangue passam por grandes dificuldades no abastecimento dos estoques, isso acontece em escala mundial por causa da pandemia da Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, a coleta de bolsas de sangue de 450ml caiu 2,5% nos últimos 4 anos, embora a necessidade de transfusões tenha aumentado. Então pedimos que as doações não parem, pois elas são determinantes na atuação dos hospitais”, explicou o gerente.
Também no fim de semana foram concedidas 134 altas médicas, 239 internamentos e 42 transferências para outras unidades de saúde. Para quem tiver interesse em doar sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) pode esclarecer dúvidas através do telefone (82) 3315-2109. Em Maceió, as doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h; em Arapiraca, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Sexta-feira
Somente na sexta-feira (12) o HGE realizou 387 acolhimentos, sendo 202 no prédio sede. Foram 317 casos clínicos (185 atendimentos na Central de Triagem), 53 acidentes (46 casuais, 13 de trânsito e quatro de trabalho), cinco agressões, uma queimadura e uma tentativa de suicídio. Dos 160 testes para Covid-19 oferecidos, 116 resultados descartaram a doença.
Veja também
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
