É falso áudio sobre transferência de pacientes para Arapiraca e superlotação do HGE
Subsecretário da Saúde de Arapiraca foi citado e confirma se tratar de fake

São falsas as informações que circulam em áudio, por grupos de WhatsApp, falando em superlotação de pacientes com Covid-19 no Hospital Geral do Estado (HGE), transferência de pacientes para Arapiraca, na região Agreste, e também atribuindo o aceleramento das obras em unidades de referência à fiscalização de órgãos federais.
“Cada vez que você atinge 200 mortes, o dinheiro que vem é bem, bem superior ao que já tinha vindo. (...) Só que ele [Renan Filho] tá vendo que a coisa não é bem assim, porque a Polícia Federal, a PGE, lá o [Augusto] Aras, ele tá tomando providências e processando os governadores, obrigando eles a prestarem contas. (...) Então ele já conseguiu [o dinheiro] e o que é que vai fazer, ele tá desesperado correndo e construindo”, diz parte do áudio.
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já negaram o repasse e recebimento de recursos por mortes registradas. Em nota, a Sesau disse que as obras voltadas para o atendimento de pacientes com coronavírus são prioritárias. “As obras estão em andamento e consideradas prioritárias porque são novos equipamentos de saúde pública para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e fortalecimento da rede hospitalar estadual”, explicou.
O mesmo áudio também fala sobre superlotação no HGE, o que estaria causando a transferência de pacientes para Arapiraca, na região do Agreste. Um trecho diz: “O HGE é um hospital de emergência, não pode ter paciente de Covid lá e teve e tem, e tem enfermarias topadas de Covid porque ele não tem pra onde mandar. (...) Outra coisa, eu conversando com meu amigo, que ele é subsecretário lá de Arapiraca, o Aérton… O Aérton disse ‘(...)Renan tá mandando paciente com Covid de Maceió pra Arapiraca’”.
Aérton Lessa, que é subsecretário de saúde em Arapiraca, se manifestou sobre o assunto numa rede social. “Informo que nunca tive esse tipo de conversa, nem com a pessoa que fez o áudio, nem com nenhuma outra pessoa, nem pessoalmente nem pelas redes. Além de me citar indevidamente, me usa para fazer uma crítica que não fiz. Por isso informo que é FAKE NEWS”, afirmou.
Sobre a situação do HGE, a Sesau disse que o hospital tem recebido pacientes com sintomas semelhante ao do novo coronavírus, o que tem aumentado a demanda, mas esclareceu que depois da confirmação da doença, eles são transferidos para unidades de referência, como UPAs, o Hospital da Mulher, Hospital Metropolitano, Hospital de Campanha e demais hospitais filantrópicos que têm contrato com o Governo de Alagoas.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.
Veja também
Últimas notícias

Veja como foi a simulação de sequestro de gerente bancário na Ponta Verde

SSP apresenta detalhes de operação que recuperou relógios Rolex roubados na capital

Acidente fatal reacende debate sobre segurança de ciclistas em Maceió

Porto de Pedras: Casal faz limpeza na captação de Tatuamunha na terça-feira (14)

Luciano Barbosa entrega reforma e ampliação do Ginásio João Paulo II com presença de Falcão

Artesanato alagoano ganha mais uma vitrine nacional
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
