AMA defende retomada das atividades econômicas em toda Alagoas
Presidente da AMA defende retomada segura das atividades com medidas de prevenção
Com uso de protocolos sanitários, a presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira, defende a reabertura econômica de forma segura, gradativa e planejada considerando as especificidades de cada setor.
Pauline Pereira também defende que o auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal precisa ser prorrogado por causa da redução, logo nos primeiros meses, no faturamento da economia local. A ajuda financeira representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas.
“Se for mantido, o auxílio irá ajudar na recuperação econômica. As contas públicas estão abaladas. Apesar da reposição financeira do FPM, ICMS e ISS, comparada a 2019, elas não chegam a 40% das perdas financeiras que os municípios tiveram nas receitas. Estamos priorizando as folhas de pagamento em dia, fornecedores da saúde, porque, diante da situação de calamidade, é o que podemos fazer para sair dessa crise”, disse.
Sobre a reabertura, a presidente diz que os municípios vão seguir o protocolo sanitário do Governo do Estado, que possui uma percepção geral da situação em cada região, mas a falta de respiradores, medicação para uso em UTI, um problema no Brasil inteiro, e leitos em hospitais públicos ainda preocupa. O vírus chegou com força no interior e é imprescindível que as autoridades sanitárias ofereçam segurança à população nesse processo de reabertura.
“Cada município possui uma característica. Com a ampliação da proteção básica no interior, como a abertura de leitos clínicos e vagas em UTI, temos a possibilidade de retomar para não haver mais prejuízos econômicos, mais do que já possuímos. Precisa ser gradual e, no momento que acontecer, tenha uma estabilidade em todo Estado na curva, não apenas na capital”.
A colaboração é de todos e as pessoas também precisam estar conscientes de seu papel. “Porque as prefeituras não tem equipes suficientes para fiscalizar todas as recomendações exigidas nos decretos”, finaliza a presidente.
Veja também
Últimas notícias
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
