Renan Filho define sobre reabertura gradual do comércio nesta terça
Confirmação irá permitir reabertura de lojas com 400m³, igrejas e salões de beleza

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), vai anunciar na tarde desta terça-feira (30), em coletiva à imprensa, se o estado irá avançar de fase no plano de Distanciamento Social Controlado para a flexibilização da quarentena diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Atualmente, Alagoas está na Fase Vermelha, que autoriza o funcionamento de alguns segmentos do comércio e serviços essenciais, como supermercados, bancos e farmácias.
O atual decreto estadual de isolamento social que mantém fechados bares, academias, clubes, centros de ginástica e similares, além de salões de beleza e barbearias, tem validade até às 23h59 de hoje. Lojistas acreditam na reabertura das lojas a partir desta quarta-feira (01), porém, a possível flexibilização será definida após a apresentação da análise da semana epidemiológica, relacionada aos números da Covid-19 em Alagoas.
Caso os números permitam, os primeiros a abrirem as portas serão lojas de rua com 400m³, salões de beleza e barbearias e templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.
Participam, ainda, da coletiva o secretário de Estado do Planejamento Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; da Saúde, Alexandre Ayres; e do Gabinete Civil, Fábio Farias.
Distanciamento social controlado
O Distanciamento Social Controlado será dividido em cinco fases distintas: vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde. Para que haja a passagem de uma fase para outra, serão utilizados três eixos estratégicos com seis aferidores que servirão como critérios de evolução ou involução paras as fases citadas: utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19.
Dessa forma, conforme os resultados obtidos durante o período de análise, o estado poderá avançar para a próxima fase ou retroceder, até que os números estejam em equilíbrio e seja seguro permitir o avanço mais uma vez.
Veja também
Últimas notícias

Arapiraquense em situação de rua é morto a golpes de arma branca em Maceió

Preso em São Paulo homem que matou ex-companheira dona de mercadinho em Arapiraca

Homem é morto a facadas após discussão por imóvel no Benedito Bentes, em Maceió

Adolescente autista estuprado em Maceió foi manipulado por agressor em app de relacionamento

Colisão entre motos deixa homem ferido na AL-101 Norte em Maragogi

Homem é esfaqueado ao tentar defender mãe de amigo de agressão em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
