Renan Filho define sobre reabertura gradual do comércio nesta terça
Confirmação irá permitir reabertura de lojas com 400m³, igrejas e salões de beleza

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), vai anunciar na tarde desta terça-feira (30), em coletiva à imprensa, se o estado irá avançar de fase no plano de Distanciamento Social Controlado para a flexibilização da quarentena diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Atualmente, Alagoas está na Fase Vermelha, que autoriza o funcionamento de alguns segmentos do comércio e serviços essenciais, como supermercados, bancos e farmácias.
O atual decreto estadual de isolamento social que mantém fechados bares, academias, clubes, centros de ginástica e similares, além de salões de beleza e barbearias, tem validade até às 23h59 de hoje. Lojistas acreditam na reabertura das lojas a partir desta quarta-feira (01), porém, a possível flexibilização será definida após a apresentação da análise da semana epidemiológica, relacionada aos números da Covid-19 em Alagoas.
Caso os números permitam, os primeiros a abrirem as portas serão lojas de rua com 400m³, salões de beleza e barbearias e templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.
Participam, ainda, da coletiva o secretário de Estado do Planejamento Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; da Saúde, Alexandre Ayres; e do Gabinete Civil, Fábio Farias.
Distanciamento social controlado
O Distanciamento Social Controlado será dividido em cinco fases distintas: vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde. Para que haja a passagem de uma fase para outra, serão utilizados três eixos estratégicos com seis aferidores que servirão como critérios de evolução ou involução paras as fases citadas: utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19.
Dessa forma, conforme os resultados obtidos durante o período de análise, o estado poderá avançar para a próxima fase ou retroceder, até que os números estejam em equilíbrio e seja seguro permitir o avanço mais uma vez.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
