Renan Filho define sobre reabertura gradual do comércio nesta terça
Confirmação irá permitir reabertura de lojas com 400m³, igrejas e salões de beleza
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), vai anunciar na tarde desta terça-feira (30), em coletiva à imprensa, se o estado irá avançar de fase no plano de Distanciamento Social Controlado para a flexibilização da quarentena diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Atualmente, Alagoas está na Fase Vermelha, que autoriza o funcionamento de alguns segmentos do comércio e serviços essenciais, como supermercados, bancos e farmácias.
O atual decreto estadual de isolamento social que mantém fechados bares, academias, clubes, centros de ginástica e similares, além de salões de beleza e barbearias, tem validade até às 23h59 de hoje. Lojistas acreditam na reabertura das lojas a partir desta quarta-feira (01), porém, a possível flexibilização será definida após a apresentação da análise da semana epidemiológica, relacionada aos números da Covid-19 em Alagoas.
Caso os números permitam, os primeiros a abrirem as portas serão lojas de rua com 400m³, salões de beleza e barbearias e templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.
Participam, ainda, da coletiva o secretário de Estado do Planejamento Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; da Saúde, Alexandre Ayres; e do Gabinete Civil, Fábio Farias.
Distanciamento social controlado
O Distanciamento Social Controlado será dividido em cinco fases distintas: vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde. Para que haja a passagem de uma fase para outra, serão utilizados três eixos estratégicos com seis aferidores que servirão como critérios de evolução ou involução paras as fases citadas: utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19.
Dessa forma, conforme os resultados obtidos durante o período de análise, o estado poderá avançar para a próxima fase ou retroceder, até que os números estejam em equilíbrio e seja seguro permitir o avanço mais uma vez.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
