Saiba como pedir os exames para o novo coronavírus pelo plano de saúde
Com medida decretada na segunda-feira (29/06), planos de saúde passam a ser obrigados a oferecer o exame da Covid-19

Brasileiros com sintomas do novo coronavírus já podem realizar o teste sorológico da doença pelos planos de saúde, sem custo adicional.
A medida foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (29/06).
Em março, os convênios foram obrigados a cobrir o teste RT-PCR, com coleta pelo nariz e garganta. Porém, a testagem não identifica infecções em estágio inicial ou de pacientes já curados. Agora, os planos devem cobrir todos os tipos de teste disponíveis no país.
Para realização do exame de anticorpos, deve ser colhida uma mostra de sangue do paciente, recomendado a partir do oitavo dia desde o surgimento dos sintomas. Este só poderá ser feito com pedido médico para quem apresentar sintomas de gripe ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Caso o convênio de saúde negue ou limite o tratamento, é direito do paciente acionar a Justiça. A faixa de preço médio da testagem ao novo coronavírus na rede privada é de R$ 250.
- Quais testes foram liberados?
Exame de anticorpos IgA, IgG ou IgM, ou colheita do material genético (RNA) ou “partes” (antígenos) do vírus (RT – PCR)
- Quem pode pedir o exame?
Todos clientes de planos de saúde têm o direito de fazer o exame. Porém, somente o médico poderá decidir pela coleta dos anticorpos ou de secreções do nariz e garganta.
- O teste passa a ser obrigatório nos casos:
De gripe, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória. Sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave é importante observar se tiver: desconforto respiratório, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente, e coloração azulada dos lábios ou rosto.
- Como solicitar a receita?
O exame também pode ser solicitado por consultas remotas, com receita virtual, ou encaminhamento físico do documento.
- Onde fazer?
O paciente deve acionar o plano para descobrir laboratórios que cubram o convênio
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
