Seduc apresenta novo calendário letivo remoto para a rede estadual de ensino
Novo cronograma passa a valer a partir de segunda-feira (06)
A partir de segunda-feira (06) entra em vigor um novo calendário letivo para a rede estadual de ensino de Alagoas, que contabiliza como dias letivos as atividades que, por enquanto, acontecem à distância. Com o novo calendário, as aulas remotas passam a ser contabilizadas, bem como serão computadas as frequências dos alunos nas atividades que podem ser on-line ou por material impresso.
“O calendário segue as orientações do Ministério da Educação, que estabeleceu a carga horária mínima de 800 horas anuais para este período de pandemia, e é uma sugestão da Seduc para as escolas, em consonância com a Resolução 025/2003 do Conselho Estadual de Educação. As unidades de ensino, de acordo com a sua realidade, vão se adequar para atender suas comunidades, considerando as especificidades das mesmas”, explica Dileusa Costa, gerente de Apoio à Gestão Escolar da Seduc.
Busca ativa
As escolas que não tiverem alcançado os 80% de alunos por turma neste período, por enquanto, ainda não poderão contabilizar as atividades remotas como dias letivos. Neste caso, elas continuarão trabalhando e fazendo busca ativa dos estudantes que não estão participando das atividades à distância para que, posteriormente, possam aderir ao novo calendário.
Em uma pesquisa realizada pela Seduc com 46.831 alunos via formulário do Google, no período de 20 a 29 de maio 88% destes estudantes responderam que receberam e realizaram as atividades propostas pelos professores.
Fase verde
Vale ressaltar que, mesmo contabilizando as atividades remotas como dias letivos, as aulas da rede estadual continuarão acontecendo à distância, como uma forma de proteger servidores, estudantes e seus familiares e seguindo as orientações das autoridades de saúde para conter o avanço do coronavírus em Alagoas.
Segundo decreto publicado no último dia 22 de junho no Diário Oficial do Estado (DOE), a retomada das aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino de Alagoas só acontecerá na última etapa do Plano de Distanciamento Social Controlado – documento construído pelo Governo de Alagoas que estabelece as fases para o retorno às atividades após o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. De acordo com o plano, a reabertura dos estabelecimentos educacionais só ocorrerá na Fase Verde – quando todas as demais já tiverem sido cumpridas – e não tem data definida.
A Fase Verde, que não tem data para iniciar, só será aplicada após a conclusão das fases Vermelha (onde 101 municípios estão atualmente), Laranja (onde está Maceió), Amarela e Azul.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
