Reitor da Ufal afirma que MEC não dá garantias para aulas virtuais
O reitor diz que atual orçamento da Ufal não comporta os investimentos necessários
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, informou que o Ministério da Saúde (MEC) não apresentou garantias para substituição das aulas presenciais pelas virtuais após publicação esta semana de uma portaria.
“Estamos vivendo um momento de mudança paradigmática na educação. Apesar de as tecnologias digitais já existirem, apenas agora, durante a pandemia da covid-19, estamos fazendo uso mais sistemático delas. Há, portanto uma mudança de cultura pela necessidade de suplantar as dificuldades impostas pela pandemia”. disse o reitor.
Tonholo ressaltou que a portaria não dá os caminhos de como garantir a realização das atividades virtuais. “Não nos foi dito, por exemplo, sobre como será tratada a questão orçamentária para permitir a utilização dos meios digitais. O mais grave está relacionado à acessibilidade dos estudantes. Uma parcela substancial de nossos discentes está em situação de elevada vulnerabilidade”.
O reitor diz que atual orçamento da Ufal não comporta os investimentos necessários para compra de equipamentos e planos de internet.
“Estamos nos reunindo periodicamente com o MEC, em conjunto com os reitores da Região Nordeste, para tratar deste tema, já que temos realidades muito parecidas. E falando especificamente de Alagoas, a situação também é crítica em relação à questão tecnológica ligada à qualidade da internet em todo o Estado”, completou.
Veja também
Últimas notícias
SMTT implanta mudanças no trânsito e instala novo semáforo em Arapiraca
[Vídeo] Motorista flagra lixo sendo transportado de forma irregular na AL-115
Fabio Costa denuncia série de desaparecimentos em São Miguel dos Milagres e cobra respostas
Prefeitura inicia entrega dos carnês do IPTU Premiado 2026 nesta segunda (30)
Mais de 200 kg de alimentos impróprios são apreendidos em supermercado de Maceió
Programa Gigantinhos coloca Maceió como referência nacional em educação infantil
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
