Geral

Cerest retoma atendimentos médicos à população

Atendimentos relacionados ao trabalho estavam suspensos em virtude da pandemia

Por Ascom SMS 09/07/2020 14h02
Cerest retoma atendimentos médicos à população
Atendimentos relacionados ao trabalho estavam suspensos em virtude da pandemia - Foto: Ascom SMS

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Maceió retomou os atendimentos médicos de trabalhadores com risco e acometidos por acidentes e/ou doenças relacionadas ao trabalho. O serviço estava suspenso por conta do risco de contaminação pela covid-19.

Segundo Ana Paula Cavalcante, médica do trabalho do Cerest, para os atendimentos os trabalhadores devem ter um encaminhamento para um médico do trabalho e devem agendar sua consulta. “Além disso, é fundamental que o trabalhador não esteja com sintomas gripais na data da consulta e que tanto o paciente quanto o profissional tome os cuidados necessários de higiene, como higienização das mãos, uso de máscaras e de Equipamentos de Proteção Individual”, explica.

A equipe do Cerest é composta por médicos de saúde do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeira do trabalho com foco em notificações que são repassadas para as redes sentinelas. O Centro tem parceria com sindicatos, unidades de saúde, escolas municipais, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da SMS, entre outros órgãos públicos e privados, atuando no sentido de garantir saúde e bem-estar dos trabalhadores desses locais.

Para marcar consulta, o trabalhador deve entrar em contato pelo número: 3312-5577.

O Cerest

O Cerest Maceió é um centro de referência técnica à saúde do trabalhador e uma unidade geradora de conhecimento de caráter sanitário e epidemiológico. A Unidade de Maceió é responsável pela assistência de 28 municípios alagoanos localizados nas 1ª, 4ª e 5ª regiões administrativas. Ele tem como finalidade o bem-estar de trabalhadores urbanos ou rurais, individuais ou informais, ativos ou inativos, com ou sem vínculo empregatício.