Imunidade contra covid-19 pode ser passageira, indica estudo britânico
Anticorpos caíram 23 vezes em 3 meses

Uma pesquisa britânica indica que a imunidade contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode ser perdida em 94 dias. Em alguns dos pacientes analisados, o nível de anticorpos caiu até 1 nível indetectável. Assim, as pessoas poderiam se contaminar todos os anos, como em casos de gripe e resfriado. O estudo do King’s College London foi publicado no sábado (11.jul.2020). Eis a íntegra (4 MB).
Os pesquisadores analisaram 65 pacientes e 6 profissionais de saúde de março a junho; outros 31 funcionários fizeram exames de anticorpos no período. Do total, 60% tinham células de defesa em quantidade suficiente para combater o vírus 3 semanas depois do começo dos sintomas, mas a taxa diminuía para 17% depois de 3 meses.
Pacientes graves tinham mais células de defesa. Outros pacientes podem produzir menos anticorpos porque se protegem com as células T —as mesmas que atuam contra resfriados. Esse é o 1º estudo longitudinal (ou horizontal) –ou seja, analisa as mesmas variáveis, neste caso os indivíduos, ao longo do tempo— aprofundado sobre o tema.
Os resultados ainda não são conclusivos, mas sugerem impactos no desenvolvimento de uma vacina: a imunidade gerada por ela também seria de curta duração. A chamada “imunidade de rebanho”, isto é, quando a população ficaria imune porque 70% dela já foi infectada, também deixaria de ser aplicável ao novo coronavírus.
A pesquisa foi submetida a publicação em revista científica, mas falta a revisão por pares —quando cientistas independentes, não ligados ao trabalho, checam os dados.
Veja também
Últimas notícias

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Torcedor cai no fosso do Estádio Rei Pelé

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
