Seguindo regras sanitárias, cartórios retomam funcionamento normal em AL
Expediente passa a ser de 8h às 12h e das 14h às 17h

Os cartórios Registro Civil retornam ao horário de funcionamento normal nesta terça-feira (14) em todo território alagoano. O expediente passa a ser de 8h às 12h e das 14h às 17h; feriados e final de semana de 8h às 14h.
As atividades foram retomadas após o provimento de número 31 da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Estado de Alagoas publicado nessa segunda-feira (13).
Ele também determinou protocolos sanitários que devem ser adotados pelos registradores civis, baseados nas determinações das secretarias municipais e Estadual de Saúde (Sesau), do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em relação aos casamentos, poderão ocorrer de forma virtual, conforme disciplina normativa estabelecida pela CGJ, e também de maneira presencial, desde que adotadas todas as medidas de higienização deste novo provimento, ficando proibida a realização de casamentos coletivos; aglomeração de pessoas; e a realização de atos em lugares e condições inadequadas.
Medidas sanitárias
Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscaras e luvas pelos colaboradores; intercalar as cadeiras de espera com espaço mínimo de 1,5 metros entre um usuário e outro, com faixas de marcação; limitar a entrada de pessoas nas áreas de atendimento, evitando aglomerações; disponibilizar, em local de fácil acesso e visibilidade álcool em forma de gel (concentração 70%) e proibir a entrada na serventia de quem não esteja utilizando a máscara.
Sobre o cotidiano nos cartórios, o provimento também determina a higienização rotineira de máquinas e objetos, canetas e outros materiais de constante contato com os usuários.
Veja também
Últimas notícias

Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
