Seguindo regras sanitárias, cartórios retomam funcionamento normal em AL
Expediente passa a ser de 8h às 12h e das 14h às 17h
Os cartórios Registro Civil retornam ao horário de funcionamento normal nesta terça-feira (14) em todo território alagoano. O expediente passa a ser de 8h às 12h e das 14h às 17h; feriados e final de semana de 8h às 14h.
As atividades foram retomadas após o provimento de número 31 da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Estado de Alagoas publicado nessa segunda-feira (13).
Ele também determinou protocolos sanitários que devem ser adotados pelos registradores civis, baseados nas determinações das secretarias municipais e Estadual de Saúde (Sesau), do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em relação aos casamentos, poderão ocorrer de forma virtual, conforme disciplina normativa estabelecida pela CGJ, e também de maneira presencial, desde que adotadas todas as medidas de higienização deste novo provimento, ficando proibida a realização de casamentos coletivos; aglomeração de pessoas; e a realização de atos em lugares e condições inadequadas.
Medidas sanitárias
Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscaras e luvas pelos colaboradores; intercalar as cadeiras de espera com espaço mínimo de 1,5 metros entre um usuário e outro, com faixas de marcação; limitar a entrada de pessoas nas áreas de atendimento, evitando aglomerações; disponibilizar, em local de fácil acesso e visibilidade álcool em forma de gel (concentração 70%) e proibir a entrada na serventia de quem não esteja utilizando a máscara.
Sobre o cotidiano nos cartórios, o provimento também determina a higienização rotineira de máquinas e objetos, canetas e outros materiais de constante contato com os usuários.
Veja também
Últimas notícias
Junqueiro recebe o governador Paulo Dantas para inauguração de obras no município
Detran Alagoas inova com automatização no processo de 1ª habilitação
Leopoldina Amorim reforça aliança com JHC e se prepara para novo ciclo político em Maribondo
Prefeito destaca diálogo e transparência em debate na Câmara de São José da Tapera
PRF e PM apreendem eletrônicos sem nota fiscal em ônibus no município de São Sebastião
Polícia inicia investigações sobre morte de bebê afogado em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
