Tudo o que se sabe sobre o ataque hacker ao Twitter
Ataque cibernético realizado na última quarta-feira (15) é investigado pela empresa e pelo FBI
Um ataque cibernético invade 45 contas de personalidades, políticos e empresas norte-americanas para postar instruções de um golpe financeiro. Parece enredo de ficção, mas não é. Na última quarta-feira (15), foi exatamente isso que ocorreu com diversos perfis verificados na rede social Twitter. Até o momento, pouco se sabe sobre quem orquestrou o cibercrime, mas indícios apontam a maneira como tudo aconteceu.
Durante poucos minutos da última quarta-feira, as 45 contas postaram, de maneira orquestrada, uma convocação para a realização de doações para uma carteira do criptoativo Bitcoin. A promessa era de que quem fizesse alguma doação receberia o dobro do valor de volta. Os perfis de Bill Gates, Elon Musk, Warren Buffet, Kanye West, Jeff Bezos, Joe Biden, Barack Obama foram alguns dos afetados pelo ataque.
Após o incidente, tanto o próprio Twitter quanto o Federal Bureau of Investigation, o FBI, passaram a investigar o caso. De acordo com análises preliminares, o ataque se deu por meio de uma ferramenta interna da rede social, que é utilizada por funcionários para dar suporte a perfis e contas.
Segundo a empresa que comanda a rede social, os autores deste ataque manipularam um pequeno grupo de colaboradores para conseguir ter acesso a essa ferramenta interna. Ainda não se sabe, porém, como se deu essa manipulação, isto é, se os colaboradores foram subornados ou tiveram seus dados roubados e utilizados como forma de extorsão.
O que chama a atenção nessa história toda não é apenas o fato de uma pessoa ou um grupo de pessoas ter conseguido hackear as 45 contas, mas também a facilidade com que o ataque se concretizou. Por conta do incidente, no final da semana passada, o Twitter chegou a perder US$ 1,3 bilhões de dólares com a baixa de suas ações.
Veja também
Últimas notícias
Exames e cirurgias oftalmológicas mudam a vida de milhares de alagoanos
Nicki Minaj se declara ‘fã número um’ de Donald Trump em evento na capital americana
Prévias carnavalescas de Arapiraca começam nesta quinta com arrastão da Banda Eva
Prefeitura de Maragogi promove ação de conscientização sobre saúde mental na Praça da Juventude
Educação divulga lista da segunda chamada para matrículas no Colégio Tiradentes
Pesquisa em Alagoas mostra presidente Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
