Caixa lança linha de crédito para antecipação do saque-aniversário do FGTS
Trabalhadores podem solicitar a antecipação de forma rápida e sem burocracia
A Caixa Econômica Federal (CEF) disponibiliza, a partir de segunda-feira (27), linha de crédito de Antecipação do saque-aniversário do FGTS. A nova linha oferece condições diferenciadas aos trabalhadores, que não precisarão esperar o mês de seu aniversário para terem acesso aos recursos do saque-aniversário do FGTS.
Os trabalhadores poderão antecipar até três saques a que têm direito na modalidade saque-aniversário. Dessa forma, além do valor que receberiam em 2020, poderão receber o valor do benefício correspondente ao dos próximos dois anos. A taxa de juros é a mais baixa para empréstimos a pessoas físicas, de 0,99% a.m.
Para contratação pela CEF, o trabalhador deve indicar o banco como instituição financeira para recebimento do crédito do FGTS quando aderir ao saque-aniversário ou a qualquer momento. A liberação da linha de crédito Antecipação do saque-aniversário poderá ser realizada de 100% digital, com avaliação de risco simplificada e sem consulta aos órgãos de proteção de crédito.
Além disso, a liquidação da operação de empréstimo será feita de uma só vez pelo Agente Operador, diretamente na conta FGTS do trabalhador no dia do pagamento do saque-aniversário, sem impactar em sua capacidade de pagamento e na possibilidade de contratar novas linhas de crédito CAIXA.
Saque-Aniversário
Essa nova modalidade permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário, em alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho sem justa causa. A adesão ao saque-aniversário é voluntária e pode ser realizada pelo aplicativo FGTS, no site fgts.caixa.gov.br e no Internet Banking CAIXA.
Como solicitar o crédito
Após optar pelo saque-aniversário e informar a CEF como instituição financeira, o cliente deverá acessar o Internet Banking Caixa, clicar na opção “Crédito” e em seguida na opção “Antecipação Saque Aniversário-FGTS”. Será gerado um pré-contrato e o valor do saldo utilizado como base para o cálculo do crédito será bloqueado no FGTS, como garantia da operação. Aqueles que ainda não forem clientes do banco poderão solicitar a antecipação do saque-aniversário em qualquer agência da CAIXA.