Saúde

Taxa de cura da Covid-19 é 50% maior em hospitais privados

O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S.Paulo

Por IstoÉ 24/07/2020 13h01
Taxa de cura da Covid-19 é 50% maior em hospitais privados
Enfermeira checa paciente com a COVID-19 na UTI em hospital em Maricá, no Rio de Janeiro - Foto: AFP

Pacientes internados com Covid-19 em hospitais privados têm taxa de cura 50% maior do que aqueles de instituições públicas. Segundo um levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo, em média, 51% dos doentes hospitalizados em unidades privadas sobrevivem. Já nos hospitais públicos o índice é de 34%.

De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, o Norte e o Nordeste são as regiões onde os índices de cura nas unidades públicas são menores. O levantamento também aponta que há um maior percentual de mortes quando os hospitais estão lotados e há grande ocupação das UTIs do SUS.

Ainda conforme a Folha, o Rio de Janeiro é o estado onde a disparidade entre hospitais públicos e privados é mais evidente.

Para os especialistas ouvidos pelo jornal, não é possível apontar apenas uma causa para essa disparidade, mas um fator importante é a questão das doenças crônicas. De acordo com infectologistas, o controle das comorbidades é questão-chave na batalha contra a doença. É também um dos quesitos em que as desigualdades sociais mais afetam a saúde da população.

No levantamento, o jornal analisou os casos de internação grave de 66.450 pacientes de hospitais públicos e 57.883 de hospitais privados. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 47 milhões de brasileiros (cerca de 20% da população) têm plano de saúde — logo, acesso a hospitais privados.