Maceió

Hemoal reduz horário para doação de sangue neste sábado (25)

Atendimento vai ocorrer das 8h às 14h; após esse horário, sede será dedetizada

Por Assessoria 24/07/2020 18h06
Hemoal reduz horário para doação de sangue neste sábado (25)
Após às 14h deste sábado (25), prédio do Hemoal Maceió será dedetizado - Foto: Carla Cleto

Excepcionalmente neste sábado (25), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió, irá funcionar para doação de sangue das 8h às 14h, em razão da necessidade de dedetização do prédio, conforme prevê o Plano Anual de Contingência. Após este horário, o órgão irá funcionar internamente para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais, além de atender os pacientes hematológicos que necessitem de atendimento médico emergencial.

Na segunda-feira (27), a Unidade Maceió, localizada na Rua Drº Jorge de Lima, no bairro Trapiche, volta a funcionar normalmente para doação de sangue, em seu horário habitual, das 7h às 18h. Já a Unidade Arapiraca, situada no Laboratório Municipal, na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, estará aberta das 7h30 às 17h30.

Os candidatos à doação de sangue podem comparecer às Unidades Maceió e Arapiraca, desde que tenham peso igual ou superior a 50 kg e no mínimo 16 anos. É necessário portar um documento de identificação com foto e, no caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS) informa que, ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres um intervalo de três meses.

Coronavírus – Os voluntários que contraíram o novo coronavírus só podem doar sangue 30 dias após se recuperarem da doença. Já àqueles que tiveram contato com pessoas que adoeceram, ficam autorizados à doação após 14 dias, caso não apresentem os sintomas da Covid-19.

O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). A medida foi adotada como precaução, uma vez que não está comprovado que o novo coronavírus é transmitido pelo sangue.