Arcebispo de Maceió anuncia reabertura das igrejas católicas para o dia 15 de agosto
Protocolo Sanitário foi enviado no decorrer das semanas para os padres
O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, anunciou durante live direto da sua casa na tarde desta sexta-feira (31), que as missas presenciais nas igrejas católicas retornam no dia 15 de agosto.
Durante a semana, os padres receberam o protocolo sanitário elaborado por uma comissão formada por médicos para realizar as atividades de forma segura.
As igrejas devem disponibilizar os assentos com pelo menos 1,5 metro de distância entre as pessoas, com as devidas marcações; disponibilizar álcool em gel 70% na entrada e o uso obrigatório de máscaras dentro do templo.
“A pandemia causada pelo novo coronavírus, nos ensinou em meio a tantas aflições, novas direções para construir um mundo melhor e semear esperança. De um modo muito pessoal, abrir as portas da igrejas é fácil, contudo é preciso em tudo, aprender um novo estilo de vida e combater assim, o vírus do egoísmo e dos interesses privados; e para isso, a Igreja se faz presente como mãe, mestra e educadora”, disse o arcebispo ao ler o decreto.
Durante toda a celebração, as portas e janelas devem permanecer abertas. O protocolo estabelece a limpeza pelo menos três vezes nos dias em que houver missas do local e dos objetos litúrgicos.
Na entrada da igreja, deve ser colocado um cartaz com o número máximo de participantes em relação à capacidade do espaço e as medidas de higienização.
A catequese de adultos e crianças fica suspensa durante esta fase e as igrejas devem permanecer abertas mesmo quando não haja celebração, para oração pessoal dos fiéis.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
