Vagas no segundo turno para as eleições em Maceió estão indefinidas
Entre Gaspar, JHC, Davino Filho e Lessa, apenas dois decidirão eleição da Capital
Pesquisas de opinião pública registradas na Justiça Eleitoral e divulgadas pela imprensa alagoana podem até apontar vantagem de um ou outro pré-candidato na disputa pela Prefeitura de Maceió. Mesmo com os que estão à frente podendo ser considerados favoritos, a eleição será, de fato, definida no segundo turno.
Apenas duas vagas estarão disponíveis e os nomes que irão preenchê-las ainda são incertos. Isso porque em praticamente todas as pesquisas de intenção de votos o percentual de indecisos chega a ser superior a pontuação do primeiro colocado do levantamento realizado.
Sendo assim, o favoritismo deixa de existir e a disputa passa a se tornar linear, onde os quatro primeiros convocados estão no mesmo nível.
Há, porém, alguns que possuem maiores vantagens. É o caso de Alfredo Gaspar (MDB), que possui o apoio da máquina pública estadual e municipal. Ele tem o apoio incondicional do governador Renan Filho (MDB) e do prefeito Rui Palmeira (sem partido). Mesmo sendo o único a colocar a pré-campanha nas ruas, o ex-procurador de Justiça não consegue ter grande vantagem nas pesquisas.
Por sua vez, o deputado federal JHC também pontua bem. Mas ele ainda está na fase das articulações de bastidores, onde busca definir um nome para ser o vice-prefeito de sua chapa. Recentemente, o PSDB tem “forçado” para indicar uma mulher para ocupar este espaço. Correndo por fora, o deputado estadual Davi Maia (DEM) também tem interesse, visando a vaga de JHC na Câmara Federal em 2022.
Já o deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas) conta com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor, e de grande parte dos parlamentares. No entanto, depende das articulações lideradas pelo deputado federal Arthur Lira, que é quem dá a última palavra.
Por fim, o único em desvantagem seria o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). Ele não possui mandato e nem o apoio de figuras que representem aporte político e financeiro. Mas, nem por isso, ele fica de fora da possibilidade de entrar no segundo turno.
Fato é que, dos quatro pré-candidatos com melhor pontuação diante da avaliação popular, os dois que terão vagas garantidas no segundo turno serão os que tiverem maior capacidade de articulação política para as composições de suas chapas.
Veja também
Últimas notícias
Arthur Lira comanda ato de filiação de Gunnar Nunes ao PP em evento prestigiado por lideranças evangélicas de AL
Piloto de avião que caiu em Coruripe era envolvido com Cartel Irlândes
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
