Amamentação auxilia no desenvolvimento de crianças com microcefalia
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orientam mães com pequenos acometidos pela Síndrome Congênita por infecções do Zika Vírus e Storch

O leite materno é o alimento que oferece vantagens nutricionais, imunológicas, cognitivas, econômicas e, sobretudo, promove vínculos de afeto e proteção entre mãe e filho. Fundamental para o desenvolvimento de todos os bebês. No caso dos nascidos com microcefalia e outras síndromes, ele se torna ainda mais importante.
E para conscientizar as mães e toda a família sobre a amamentação para os pequenos acometidos pela Síndrome Congênita por infecções do Zika Vírus e Storch (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simplex), a Equipe Dedicada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta os responsáveis por cada criança acompanhada.
“Desde o acolhimento inicial às famílias assistidas pela Equipe Dedicada da Secretaria Municipal de Saúde, orientamos às mães sobre a importância do leite materno para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças acometidas pela Síndrome congênita por infecções do Zika Vírus/ Storch”, ressalta Rosário Vasconcelos, enfermeira e responsável técnica pelo acompanhamento da síndrome.
Bruna Lima é uma das mães que reforça a importância da amamentação. Sua filha, Brenda Maria Lima, que tem 2 meses, nasceu com um problema na visão que ainda está sendo investigado.
“O pessoal da Secretaria vem me acompanhando desde o dia que ela nasceu e tem me ajudado muito. Elas também me disseram que é bom pra ela o leite materno, pra saúde, pro crescimento dela. Eu estou só amamentando e acho que ajuda, porque dando de mamar crio uma sensação boa”, relata a jovem. Ela conta que teve uma gestação tranquila, mas lembra que havia tido Zika há cinco anos.
No caso de Enzo do Nascimento, o leite materno ajudou na sua recuperação e até hoje mostra os benefícios desse alimento. Hoje com 4 anos, o filho de Lenice França nasceu prematuro e com infecção por Zika Vírus, precisando ficar internado por 25 dias. “Neste período eu tirava o leite e ele era alimentado por sonda. Após o período de internação, com 25 dias, ele foi pro peito, bateu a insegurança, mas ele pegou muito bem. Foi uma surpresa para os médicos e ele mamou até um ano e dois meses”, relata.
Lenice conta ainda que a criança passou a ser acompanhada pela equipe da SMS aos cinco meses, quando foi notificada com síndrome congênita do Zika Vírus e que a orientação para o aleitamento materno foi reforçada. “Ajudou muito no desenvolvimento dele, porque ele teve vários problemas de saúde, graças a Deus até hoje ele reage bem e contribuiu com tudo isso, quando ele gripa não fica muito debilitado”, diz a mãe.
Rosário Vasconcelos explica que Enzo foi um dos primeiros casos de microcefalia tardia assistidos pela SMS. “A equipe realizou o acolhimento da família com muito incentivo ao aleitamento materno, pois nessas condições é um momento doloroso também para a mãe e requer apoio e assistência. Ele logo iniciou o tratamento no CER e até hoje segue acompanhado pela Equipe Dedicada dessa Secretaria”, comenta, lembrando que a criança já frequenta creche do Município.
Um suporte ofertado por toda a rede familiar é fundamental neste período. “Enfatizamos o apoio dos pais e da família neste momento de amor, além da sensibilização dos nossos profissionais de saúde”, reforça Rosário.
A Equipe Dedicada de acompanhamento à Síndrome Congênita do Zika Vírus e Storch envolve a Coordenação de Atenção Primária, Saúde da Criança, Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência e a Vigilância Epidemiológica da SMS.
Veja também
Últimas notícias

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Marcelo Palmeira joga culpa do atraso do Plano Diretor de Maceió nos gestores do Iplan

Pedestre fica ferido após atropelamento na orla da Ponta Verde, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
