Fiscalização: 54 veículos clandestinos são autuados e removidos em julho
Condutores irregulares atuam em desacordo com a legislação brasileira de trânsito
Para garantir a segurança e integridade dos maceioenses que se deslocam pelas ruas e avenidas da capital, os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizam, diariamente, operações de combate aos transportes clandestinos. Ao longo do mês de julho, 54 veículos foram autuados e removidos pelo órgão por realizarem o transporte remunerado irregular de passageiros.

De acordo com o artigo 231 e inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), efetuar o transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima.
O condutor flagrado recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, os veículos removidos são encaminhados ao pátio da empresa Transguard, de onde só são liberados após os proprietários se regularizarem junto ao Município.

Segundo o assessor técnico de Transporte da SMTT, Alexsandre Serafim, o transporte pirata põe em risco a vida do maceioense.
“Durante as fiscalizações rotineiras são constatadas diversas irregularidades, a exemplo de problemas na estrutura dos veículos e ausência de itens obrigatórios de segurança. Também é bem comum a atuação de condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tudo isso ocasiona em condições de vulnerabilidade para os passageiros”, explicou.

As fiscalizações de combate aos veículos clandestinos durante o mês de julho ocorreram nos principais corredores de transportes dos bairros Farol, Tabuleiro do Martins, Centro, Trapiche da Barra, Cruz das Almas, Pontal, Pinheiro, Gruta de Lourdes.
Como denunciar

A população também possui papel fundamental nas fiscalizações que são realizadas pelas equipes operacionais da SMTT.
Para denunciar o transporte pirata, o maceioense pode ligar para o telefone 3312-5340 ou utilizar o aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão, disponível para smartphones com sistema operacional Android. Estes canais funcionam 24h, todos os dias da semana. Outra opção é acionar as equipes por meio do Disque SMTT, no número 118, que recebe as denúncias da população de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Últimas notícias
Mega-Sena acumula; prêmio pode chegar a R$ 185 milhões na terça-feira
Minerais críticos e estratégicos empregam 129 mil pessoas no Brasil
Governo de Alagoas entrega 2,5 toneladas de alimentos à Casa de Ranquines
Homem é encontrado morto com ferimentos causados por pedradas no Village Campestre II, em Maceió
Debate entre Flávio e Lula acontece neste domingo (18); saiba como assistir
Incêndio atinge vegetação na Aldeia Cafurna de Baixo, em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
