Maceió

Pessoas com deficiência já podem voltar a solicitar cadeiras anfíbias

Iniciativa oferece ampla experiência de praia para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida

Por Ascom Semtel 13/08/2020 16h04
Pessoas com deficiência já podem voltar a solicitar cadeiras anfíbias
Cadeiras Anfíbias - Foto: Reprodução

Com o avanço da flexibilização das atividades de lazer e turismo na capital alagoana, a Prefeitura de Maceió retomou o serviço de agendamento e empréstimo das cadeiras anfíbias para uso de pessoas com deficiência, seguindo o protocolo de distanciamento e higienização. O equipamento, que facilita o acesso às praias e ao banho de mar, pode ser solicitado por qualquer maceioense ou turista.

Cadeira anfíbias são um diferencial da capital alagoana. Foto: Cláudia Leite/Ascom Semtel

Tendo em vista oferecer uma ampla experiência de praia para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e faz parte do Projeto Praia Acessível.

O Praia Acessível contempla diversas atividades esportivas e de lazer gratuitas e acessíveis, e disponibiliza gratuitamente aos turistas e maceioenses, durante todo o ano, cadeiras anfíbias – adaptadas para o banho de mar assistido, com facilidade de deslocamento na areia e capacidade de flutuação na água.

Segundo o gestor da Semtel, Jair Galvão, o empréstimo das cadeiras anfíbias contribui com o avanço na retomada da atividade turística e é uma forma das pessoas terem mais acesso às atividades do Praia Acessível para aproveitar os atrativos naturais do destino.“ O banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias é um dos diferenciais que as pessoas com deficiência podem encontrar em Maceió. Um elemento que favorece a qualidade de vida, a inclusão social, o desenvolvimento do setor turístico e a competitividade do destino nesse período de retomada”, disse.

Para ter acesso às cadeiras anfíbias, os interessados devem entrar em contato com o coordenador do projeto, João de Barros, pelo telefone (82) 99102-4596, para consultar a disponibilidade e agendar a entrega. O tempo de permanência com a cadeira é de até sete dias.

Como funciona o serviço?

As cadeiras anfíbias possuem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e que a pessoa flutue no mar. Os equipamentos possuem ainda cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés.

A equipe da Semtel leva o equipamento até a pessoa e busca após o período determinado. Na entrega, o técnico explica o funcionamento e, caso seja necessário, faz a demonstração no primeiro banho de mar assistido. O solicitante também pode transportar a cadeira para cidades circunvizinhas, mas a devolução deve ser realizada em Maceió, no mesmo dia e local acertado na entrega.