Pessoas com deficiência já podem voltar a solicitar cadeiras anfíbias
Iniciativa oferece ampla experiência de praia para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida
Com o avanço da flexibilização das atividades de lazer e turismo na capital alagoana, a Prefeitura de Maceió retomou o serviço de agendamento e empréstimo das cadeiras anfíbias para uso de pessoas com deficiência, seguindo o protocolo de distanciamento e higienização. O equipamento, que facilita o acesso às praias e ao banho de mar, pode ser solicitado por qualquer maceioense ou turista.

Cadeira anfíbias são um diferencial da capital alagoana. Foto: Cláudia Leite/Ascom Semtel
Tendo em vista oferecer uma ampla experiência de praia para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e faz parte do Projeto Praia Acessível.
O Praia Acessível contempla diversas atividades esportivas e de lazer gratuitas e acessíveis, e disponibiliza gratuitamente aos turistas e maceioenses, durante todo o ano, cadeiras anfíbias – adaptadas para o banho de mar assistido, com facilidade de deslocamento na areia e capacidade de flutuação na água.
Segundo o gestor da Semtel, Jair Galvão, o empréstimo das cadeiras anfíbias contribui com o avanço na retomada da atividade turística e é uma forma das pessoas terem mais acesso às atividades do Praia Acessível para aproveitar os atrativos naturais do destino.“ O banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias é um dos diferenciais que as pessoas com deficiência podem encontrar em Maceió. Um elemento que favorece a qualidade de vida, a inclusão social, o desenvolvimento do setor turístico e a competitividade do destino nesse período de retomada”, disse.

Para ter acesso às cadeiras anfíbias, os interessados devem entrar em contato com o coordenador do projeto, João de Barros, pelo telefone (82) 99102-4596, para consultar a disponibilidade e agendar a entrega. O tempo de permanência com a cadeira é de até sete dias.
Como funciona o serviço?
As cadeiras anfíbias possuem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e que a pessoa flutue no mar. Os equipamentos possuem ainda cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés.
A equipe da Semtel leva o equipamento até a pessoa e busca após o período determinado. Na entrega, o técnico explica o funcionamento e, caso seja necessário, faz a demonstração no primeiro banho de mar assistido. O solicitante também pode transportar a cadeira para cidades circunvizinhas, mas a devolução deve ser realizada em Maceió, no mesmo dia e local acertado na entrega.
Veja também
Últimas notícias
Bosque das Arapiracas recebe, nesta segunda (1º), show de aniversário da Filarmônica Divina Harmonia
Câmeras flagram momento em que homem descarta feto em via pública de Delmiro Gouveia
Homem procura polícia e admite ter descartado feto em via pública de Delmiro Gouveia
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Sintietfal repudia feminicídio no Cefet-RJ e cobra ações contra misoginia nas instituições
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
