Pessoas com deficiência já podem voltar a solicitar cadeiras anfíbias
Iniciativa oferece ampla experiência de praia para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida
Com o avanço da flexibilização das atividades de lazer e turismo na capital alagoana, a Prefeitura de Maceió retomou o serviço de agendamento e empréstimo das cadeiras anfíbias para uso de pessoas com deficiência, seguindo o protocolo de distanciamento e higienização. O equipamento, que facilita o acesso às praias e ao banho de mar, pode ser solicitado por qualquer maceioense ou turista.

Cadeira anfíbias são um diferencial da capital alagoana. Foto: Cláudia Leite/Ascom Semtel
Tendo em vista oferecer uma ampla experiência de praia para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e faz parte do Projeto Praia Acessível.
O Praia Acessível contempla diversas atividades esportivas e de lazer gratuitas e acessíveis, e disponibiliza gratuitamente aos turistas e maceioenses, durante todo o ano, cadeiras anfíbias – adaptadas para o banho de mar assistido, com facilidade de deslocamento na areia e capacidade de flutuação na água.
Segundo o gestor da Semtel, Jair Galvão, o empréstimo das cadeiras anfíbias contribui com o avanço na retomada da atividade turística e é uma forma das pessoas terem mais acesso às atividades do Praia Acessível para aproveitar os atrativos naturais do destino.“ O banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias é um dos diferenciais que as pessoas com deficiência podem encontrar em Maceió. Um elemento que favorece a qualidade de vida, a inclusão social, o desenvolvimento do setor turístico e a competitividade do destino nesse período de retomada”, disse.

Para ter acesso às cadeiras anfíbias, os interessados devem entrar em contato com o coordenador do projeto, João de Barros, pelo telefone (82) 99102-4596, para consultar a disponibilidade e agendar a entrega. O tempo de permanência com a cadeira é de até sete dias.
Como funciona o serviço?
As cadeiras anfíbias possuem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e que a pessoa flutue no mar. Os equipamentos possuem ainda cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés.
A equipe da Semtel leva o equipamento até a pessoa e busca após o período determinado. Na entrega, o técnico explica o funcionamento e, caso seja necessário, faz a demonstração no primeiro banho de mar assistido. O solicitante também pode transportar a cadeira para cidades circunvizinhas, mas a devolução deve ser realizada em Maceió, no mesmo dia e local acertado na entrega.
Veja também
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
