Grupo de pesquisa da Ufal realiza estudo nacional com profissionais de Enfermagem
Objetivo é avaliar a percepção sobre a valorização da profissão em tempos de pandemia
Fundamentais na linha de frente no atendimento a pacientes, enfermeiras e enfermeiros representam uma das categorias mais expostas aos riscos da covid-19. De acordo com informações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), divulgadas no dia 28 de maio, o Brasil é o país com mais mortes de enfermeiros e profissionais de saúde devido à pandemia de coronavírus.
Para verificar a percepção desses profissionais sobre a valorização de sua profissão em tempos de pandemia, o Grupo de Pesquisa Vulnerabilidades e Doenças Negligenciadas(GP-VDN), da Escola de Enfermagem da Ufal, iniciou uma pesquisa on-line que pode ser respondida por enfermeiros de todo o país. O questionário pode ser acessado neste link.
“A amostra do estudo será constituída por 385 profissionais de enfermagem, de ambos os gêneros, que estejam dentro dos seguintes critérios de inclusão: profissionais da enfermagem, tais como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteira; com idade superior a 18 anos; residentes no Brasil; situação de trabalho ativo e com acesso à internet”, detalha a coordenadora do estudo, professora Viviane Santana Lima.
Ela explica que o questionário apresenta variáveis sociodemográficas e comportamentais, relacionadas à prática da enfermagem, às condições de trabalho, ao reconhecimento e valorização profissional pelos colegas de trabalho e população antes e durante a pandemia.
“A todos os participantes da pesquisa será garantido o caráter sigiloso dos dados e o anonimato. Em aproximadamente cinco minutos é possível responder as perguntas. Queremos promover uma oportunidade de reflexão sobre a valorização do profissional de enfermagem, bem como despertar o interesse por ações que contribuam para essa valorização”, destaca a coordenadora.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
