Hemoal Trapiche abre para doação de sangue no feriado desta quinta (27)
Unidade, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado, vai funcionar das 8h às 17h
A Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar para doação de sangue nesta quinta-feira (27), feriado municipal dedicado à padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres. Situado na Rua Drº Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o órgão irá receber voluntários no horário das 8h às 17h, visando estabilizar o estoque sanguíneo, que se encontra com apenas 164 bolsas, quando deveria dispor de 300 no mínimo.
Os interessados em se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, no mínimo 16 anos de idade e comparecerem ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto.
Com relação aos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
Conforme portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS), ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas.
No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.
Novo coronavírus – Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação.
O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem se dirigir até o Hemoal.
Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue neste período pandêmico, além de adotar todas as medidas sanitárias de distanciamento social e disponibilização de álcool em gel para os voluntários, o Hemoal está agendando a doação presencial, por meio dos telefones 3315 2109 (Maceió) e 3539 8285 (Arapiraca).
Caso sejam formados grupos de até 10 pessoas, os voluntários podem solicitar a Hemovan, que irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
