Fórum da Música de Maceió faz pesquisa sobre o segmento musical em Alagoas
O formulário com as perguntas ficará disponível online, no Google Forms, até o dia 04 de setembro
O Grupo de Trabalho (GT) de Pesquisa, do Fórum da Música de Maceió, elaborou um questionário para coletar dados sobre a cadeia produtiva de música em Alagoas durante a pandemia da covid-19. O formulário com as perguntas ficará disponível online, no Google Forms, por 15 dias, de 20 de agosto até 4 de setembro de 2020, e pode ser acessado no link https://forms.gle/twia99KLHzQn8JZC8.
“A pesquisa surgiu como uma necessidade de ter dados mais conclusivos na hora de dialogar tanto com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), quanto com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), sobre a situação que o músico se encontra na pandemia, e como base para as ideias a serem passadas para esses órgãos”, conta Filipe Mariz, membro do Fórum e um dos proponentes da pesquisa.
O questionário online é um instrumento formal para coleta de dados de uma pesquisa, que busca compreender os impactos da pandemia da covid-19 na cadeia produtiva de música alagoana, além de ter conhecimento sobre o setor, principalmente quais trabalhos, produtos e conteúdos relacionados à música devem ser financiados em editais.
Em abril, foi feita uma pesquisa inicial sobre como a pandemia vem afetando a renda no setor e foram obtidas apenas 126 respostas. “Enquanto músico e produtor, no início da pandemia, tive perda de 100% na minha renda. Os dados da primeira pesquisa mostraram que muitos outros profissionais também tiveram essa perda. Nesse segundo momento é de muita importância a participação da comunidade artística como um todo”, enfatiza Filipe Mariz.
Antonio Oiticica, representante do Fórum, acrescenta que “a pesquisa tem como intenção atingir a cadeia produtiva a nível estadual, rompendo com uma clássica cobertura que somente inclui a capital Maceió e Arapiraca como campos de análise”.
Os dados coletados irão ser utilizados para estruturar propostas e ações do Fórum da Música de Maceió, principalmente as que buscam orientar a feitura de editais na área de música, à exemplo dos editais que serão financiados como ações de fomento pela Lei Aldir Blanc, Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, entre outros.
Segundo Laís Falcão, integrante do GT de Pesquisa do Fórum, “é preciso que os trabalhadores do segmento de música do estado respondam ao questionário para que possamos mostrar para a sociedade alagoana, e para organizações públicas e privadas, que este setor abrange muitas pessoas, tem peso e importância na construção coletiva de arte e cultura alagoana”.
Veja também
Últimas notícias
Investimentos de mais de R$ 2 milhões em educação melhoram a vida de estudantes de Lagoa da Canoa
Projeto Corais de Alagoas realiza ação de conscientização ambiental na Orla de Ponta Verde
Polícia Militar reforça operações em todo o estado neste final de semana
Homem morre após acidente na AL-101 Norte na Barra de Santo Antônio
Renan Filho em Estrela de Alagoas: "Encontrei as ruas tomadas pelo povo"
Homem é baleado na cabeça no Canaã, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
