Alagoas ingressa em evento global de divulgação científica
Primeira edição virtual do “Pint of Science” ocorrerá em 11 países e em 76 cidades brasileiras
Pint é a medida britânica para as canecas de Chopp mais usadas no Reino Unido, daí o nome “Pint of Science” para o festival de divulgação científica que nasceu em 2012, e se espalhou da Inglaterra para o mundo. Esse ano, a edição virtual acontece entre os dias de 8 a 10 de setembro, em 11 países e em 76 cidades brasileiras, incluindo Maceió.
A capital foi selecionada para a edição 2020 através de uma proposta da Universidade Estadual de Alagoas (Uncisal). A proposta também conseguiu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), em edital para evento científico, lançados antes da pandemia de Covid-19.
Inicialmente, em 2012, pesquisadores do Imperial College de Londres organizaram um evento chamado “Encontro com Pesquisadores”, no qual pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.
A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu a ideia de levar a conversa para os tradicionais pubs do Reino Unido. A ideia deu tão certo que, em 2019, o festival chegou a ser realizado em 400 cidades de 24 países. O Brasil participa desde 2015.
Em virtude da pandemia da Covid-19,
A situação precisou ser reconfigurada devido à emergência de saúde pública. A Fapeal não irá atribuir auxílio financeiro a eventos realizados virtualmente, mas continua apoiando a iniciativa, em caráter institucional.
Programação
O público continua com a oportunidade de se conectar virtualmente aos pesquisadores de Alagoas, pela transmissão do evento que será feita através do canal no YouTube do Pint of Science Brasil, e o link será divulgado em breve na página da programação pintofscience.com.br/events/
A coordenadora do Pint of Science em Maceió é a professora Klaysa Ramos, vinculada à Uncisal. Ex-bolsista da Fapeal e bióloga, tem doutorado em Oncologia, concentrando-se na área de Imunologia. Sobre a programação, ela adianta: “Trataremos sobre diversos temas: Fake News, aplicação prática de nanopartículas, a questão das rachaduras na região do Pinheiro, a importância da pesquisa científica e, obviamente, a Covid-19”.
Três bares da cidade sediariam as palestras (Saint Hops, Divina Gula, El Lugar) e uma cafeteria (Nutrigrão Café) forneceria as refeições para um palestrante de fora do estado. “Todos nos concederam brindes para sorteio entre os participantes, agora na versão online. A Fapeal, por sua vez, continua presente em nosso evento através do Dr. Fábio Guedes, que gentilmente aceitou ministrar palestra sobre a importância da pesquisa científica além da pandemia”, explica Klaysa Ramos.
A equipe, para o evento online, foi reduzida em relação a que estaria no presencial. Além da coordenadora local, participam as assessoras acadêmicas professora Luciana Corá, biomédica com doutorado em Clínica Médica; professora Flaviana Wandeley, médica veterinária com doutorado em biociência animal e professora Mara Cristina Ribeiro, terapeuta ocupacional com doutorado em Ciência; o assessor de comunicação Eduardo Almeida; a assessora financeira Heloiza Barros e assessores técnicos Edileuza Leão e Paulo Henrique Gomes Silva.
Serviço
Evento Pint of Science BR – Maceió
Data 08/09/20 a 10/09/20
Local Link a ser divulgado.
Evento virtual gratuito; não é necessário fazer inscrição.