Maceió + Verde vai plantar 100 mudas da Mata Atlântica pela capital
Parceria da Unit/AL e Prefeitura de Maceió vai priorizar praças e espaços públicos de convivência em ação voltada para meio ambiente e qualidade de vida
A arborização é um elemento que ajuda a tornar o ambiente urbano mais sustentável e harmônico para todos que vivem nas cidades. Desta forma, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) retoma o Projeto Maceió + Verde, voltado para o plantio de mudas de árvores em espaços públicos da capital. A primeira ação será na quinta-feira (03), às 15h, no Alto de Ipioca, em uma praça utilizado pela comunidade para atividades de lazer.
O projeto está diretamente ligado aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental da Unit/AL para destacar a importância da arborização urbana para o meio ambiente e, diante da pandemia que o mundo enfrenta, como a presença de plantas pode influenciar positivamente na saúde mental das pessoas
Para realizar o plantio nesta quinta, serão tomados todos os cuidados com as normas de biossegurança, como uso de máscara, álcool gel, distanciamento social e limitação de participantes. A cada semana, cinco alunos irão plantar 10 a 20 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em cada localidade, para contribuir com a preservação deste bioma. As mudas são doadas pelo Parque Municipal de Maceió, através de parceria firmada com a prefeitura.
A cada semana, o plantio segue com um grupo de alunos diferentes em novo espaço. As próximas comunidades que deverão receber o Projeto Maceió+Verde serão: Guaxuma do Alto, Guaxuma de Baixo, Santo Onofre, Grota do Arroz e São Rafael. O objetivo dos participantes é fazer um plantio de mudas todas as quintas-feiras e, ao final da etapa, ter plantado cerca de 100 mudas de árvores.
Segundo Victor Carnaúba, coordenador de Extensão da Unit/AL, ações que promovem a arborização do ambiente urbano despertam para a consciência do desenvolvimento sustentável e preservação da natureza, trazendo ganhos para os animais que vivem nessas áreas e proporcionando qualidade de vida aos moradores.
“Despertar e conscientizar para a preservação ambiental é essencial para garantir o futuro das próximas gerações. A Unit/AL preza pela formação cidadã dos seus alunos, tornando-os profissionais mais conscientes. A arborização traz vários benefícios à saúde mental e física, proporcionando momentos de socialização, ar fresco e ainda ajudar a prevenir doenças respiratórias, entre outras”, frisou Victor Carnaúba.
O Maceió + Verde foi criado em agosto de 2019, idealizado pela Coordenação de Extensão da Unit/AL. O projeto já plantou mais de 200 mudas em vários locais públicos da cidade e promoveu adoção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso com dez tabletes de maconha no Village Campestre, em Maceió
Corpo com marcas de tiros é encontrado ao lado de motocicleta no Centro de Coqueiro Seco
Suspeito é preso com quase 200g de maconha durante operação do Choque na Vila Brejal
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
