Geral

ONU-Habitat Brasil abre inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2020

O Programa ONU-Habitat inicia inscrições para eventos que ocorrerão em outubro em todo o Brasil

Por Ascom Onu-Habitat 03/09/2020 14h02
ONU-Habitat Brasil abre inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2020
O ONU-Habitat é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e realiza, todos os anos, o Outubro Urbano - Foto: Ascom Onu-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) inicia as inscrições para eventos que ocorrerão em outubro em todo o Brasil e em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), que tenham interessem em participar do Circuito Urbano 2020, com o tema "Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona".

O ONU-Habitat é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. A iniciativa, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro), conta sempre com dois temas selecionados para refletir sobre uma diversidade de questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. Além disso, é uma plataforma para debate e divulgação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 11 (“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”).

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano em todo o Brasil, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores. Em 2020, a 3ª edição do Circuito Urbano será realizada de forma totalmente virtual, com eventos online ao vivo ou gravados e publicados posteriormente, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19. Para aproveitar as vantagens da modalidade online e aprofundar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, o Circuito Urbano 2020 será realizado em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe). Serão organizados eventos conjuntos entre os escritórios do ONU-Habitat e parceiros e a Chamada de Eventos também estará aberta para organizadores de todos esses países.

Dessa forma, o Circuito Urbano 2020 se centrará no tema "Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona". Baseado nos temas do Dia Mundial do Habitat e no Dia Mundial das Cidades, os eventos poderão abordar dois subtemas: “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e “Valorizando nossas comunidades e cidades”.

O ONU-Habitat receberá, entre 26 de agosto de 2020 e 06 de setembro de 2020, inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2020 que tenham interesse em receber apoio institucional da agência, que se adequem aos seguintes critérios de seleção:

Ocorrer entre os dias 2 e 31 de outubro de 2020;

Duração entre 1h30 e 5h;

Serem organizados por indivíduos (pessoa física) ou organizações que atuem no Brasil e/ou em países da África lusófona;
Os formatos podem ser diversos, como oficinas, webinários, painel de discussões, entrevistas, rodas de conversa, palestras, exibições, entre outros;
Serem online ao vivo através de uma plataforma de streaming ou, no caso de conexão limitada à internet, gravados em alta resolução para disseminação posterior.
Serem realizados em português. Caso haja a participação de apresentadores que não falam português, será necessária a disponibilização de tradução simultânea por parte dos organizadores;
É altamente recomendável que os eventos promovam, na composição da programação, a igualdade racial e de gênero e respeito à diversidade em seus espaços de debate;

Para ver todos os critérios de seleção e mais informações, acesse a Chamada de Eventos em: www.circuitourbano.org

ATENÇÃO: devido ao período eleitoral nos municípios brasileiros, candidatos(as) a algum dos cargos em disputa não poderão ser debatedores(as)/palestrantes e os eventos não poderão promover candidatos(as) e/ou partidos políticos.

APOIO INSTITUCIONAL

O apoio institucional do ONU-Habitat inclui: transmissão ao vivo e/ou gravação; facilitação gráfica (sujeita à quantidade de voluntários/as inscritos); guia de participação passo-a-passo e webinário de orientação sobre o apoio institucional e a realização dos eventos; mídia kit; kit informativo; divulgação dos eventos; conexão entre organizadores e palestrantes (opcional); participação de representantes do ONU-Habitat (sujeita à disponibilidade).

ATENÇÃO: o apoio institucional do ONU-Habitat aos eventos selecionados não envolve qualquer tipo de transferência de recursos financeiros à organização dos eventos.

CRONOGRAMA

26 de agosto a 06 de setembro

Período de inscrição de eventos 14 de setembro

Divulgação dos eventos selecionados e e-mail com resultado para eventos inscritos (selecionados ou não)

17 de setembro Webinário de orientação dos eventos


25 de setembro Divulgação da programação final


1º de outubro Evento de abertura


05 de outubro Dia Mundial do Habitat


02 a 31 de outubro Realização do Circuito Urbano 2020 e dos eventos selecionados


31 de outubro Dia Mundial das Cidades


03 de novembro Evento de encerramento


Até 15 de novembro Prazo de preenchimento e envio do Formulário de Avaliação e Relatoria dos eventos


Até 30 de novembro Envio dos certificados aos organizadores, palestrantes e ouvintes


Para mais informações, acesse www.circuitourbano.org ou entre em contato via e-mail [email protected].