Ifal: Grupo Pereira defende trabalho conjunto para expansão de cursos no Campus São Miguel
Campus terá ensino integrado, oferecendo inicialmente os cursos de Química e Informática para Internet

A apresentação do novo Campus do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) em São Miguel dos Campos, cuja obra está em andamento, foi o foco da reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (4), entre o reitor da instituição, Carlos Guedes, a deputada estadual Jó Pereira, a prefeita de Campo Alegre e presidente da AMA, Pauline Pereira, e o pré-candidato a prefeito de São Miguel dos Campos, Fernando Pereira.
No encontro ocorrido na reitoria do Instituto, na Jatiúca, Carlos Guedes disse que o Campus terá ensino integrado, oferecendo inicialmente os cursos de Química e Informática para Internet, além do curso técnico subsequente de Segurança do Trabalho, único que já é ofertado hoje, com 80 vagas, nas dependências de uma escola do município.
O reitor explicou que faltou uma parceria com o município no passado, para cessão de um espaço físico melhor, com mais estrutura e condições de funcionamento, para que o Ifal pudesse ter ampliado a oferta de cursos na cidade.
Fernando Pereira comemorou as cerca de 1200 vagas que serão ofertadas no novo Campus, mas lamentou a ausência de visão do executivo municipal acerca da importância do Ifal para a juventude: “Infelizmente as gestões do município perderam o ‘boom’ da expansão do ensino profissional, tecnológico e técnico no país, ocorrida há cerca de uma década. Se naquela época tivessem, quando estava bem mais fácil a contratação de docentes, tivessem sido oferecidas as condições necessárias, hoje São Miguel dos Campos poderia ser um polo de educação federal”.
Ele também questionou a possível saturação da demanda de mercado para o curso de segurança do trabalho e, ao saber que o Campus do Ifal em Coruripe oferece os cursos de Edificação, Mecânica e Soldagem, defendeu a busca de alternativas, como a viabilização de transporte, para que os miguelenses também pudessem estudar em Coruripe e para a abertura de novas opções de cursos em São Miguel dos Campos, a partir de 2021.
Jó Pereira destacou a importância de os cursos ofertados estarem em sintonia com o desenvolvimento industrial da região sul, a exemplo do que acontece no Ifal de Coruripe, para que os alunos formados possam ter a mão de obra aproveitada.
"É muito importante trabalharmos em conjunto para buscar a expansão de novos cursos para serem oferecidos no Campus de São Miguel. Sofremos com a falta de mão de obra qualificada para atrair novas indústrias para região", frisou a deputada, lembrando ainda que está sendo formulada uma parceria entre o Campus do Ifal de Batalha e a Escola Agrícola São Francisco de Assis, de Junqueiro.
Fernando Pereira ressaltou, mais uma vez, a necessidade de estreitar o relacionamento entre as demais cidades da região sul com o polo educacional que está sendo construído em São Miguel dos Campos. "Precisamos conhecer as características e necessidades da região para trabalharmos em unidade, buscando levar ao município cursos de qualificação que atendam a necessidade e demanda para o crescimento da região", afirmou o ex-secretário de estado.
Também participaram da reunião o vereador Jalmir Rodrigues, de São Miguel, e o assessor executivo do Ifal, Wellington Spencer.
Sobre o Ifal
O reitor Carlos Guedes ainda apresentou ao grupo a estrutura do Ifal Alagoas, que disponibiliza 11 cursos de bacharelado, seis de especialização, 26 de licenciatura, dois mestrados, 60 cursos de qualificação profissional, 125 cursos técnicos e 14 tecnológicos.
O Instituto conta ainda com 1031 docentes e 841 técnicos administrativos, tendo um orçamento anual de R$ 430.096.352,00. Guedes destacou que o objetivo do Ifal é promover educação de qualidade, de forma gratuita, assegurando condições de permanências e conclusões dos alunos.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
