Covid -19

Estudo aponta controle da transmissão da Covid-19 em quase todo estado

Boletim é realizado semanalmente por pesquisadores da UFAL

Por 7Segundos 09/09/2020 11h11 - Atualizado em 09/09/2020 11h11
Estudo aponta controle da transmissão da Covid-19 em quase todo estado
O relatório, que é referente aos dados coletados na 36° Semana Epidemiológica, confirmou queda da transmissão ao longo das últimas semanas - Foto: Assessoria

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) voltaram a apontar controle da transmissão da Covid-19 em quase todo estado de Alagoas. O boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da COVID-19 foi divulgado nessa terça-feira (08).

O relatório, que é referente aos dados coletados na 36° Semana Epidemiológica, confirmou queda da transmissão ao longo das últimas semanas.

“No entanto, destaca-se que esses resultados devem ser interpretados com muita cautela, uma vez que essa tendência decrescente pode ser gerada artificialmente, dada a redução concomitante do número de testes realizados nas últimas semanas. Somado à isso, alerta-se ainda para a existência de risco epidêmico”, diz um trecho da pesquisa.

As exceções ficaram por conta da região que compreende as cidades de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios e Tanque d'Arca. Nela, o número de novos casos duplicou em relação à semana anterior.

Houve aumento no número de óbitos pela doença na região que compreende os municípios de Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Taquarana, Traipu, Major Isidoro, Olho d'Água Grande e Jacaré dos Homens.

A pesquisa também aponta um aumento de 14% em Maceió em relação à semana anterior.