Em meio à pandemia, aulas remotas da Ufal iniciam em outubro
Novo calendário será debatido nesta sexta-feira (11)
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou, na última terça-feira (08), após cinco dias de sessões extraordinárias, a Minuta de Resolução do Período Letivo Excepcional (PLE). Com a Resolução definida, a Ufal vai retomar as atividades da graduação de forma remota a partir de outubro.
A proposta da data 8 de outubro para iniciar o PLE será levada para a Câmara Acadêmica, que se reúne nesta sexta-feira (11). Os membros da referida Câmara devem atualizar e definir o Calendário Acadêmico para posterior aprovação do Consuni.
Mesmo com a Ufal funcionando ininterruptamente desde o início da pandemia da covid-19 em suas atividades administrativas, de pesquisa e de extensão, a continuidade do ensino de graduação era motivo de expectativas para a comunidade estudantil.
“Vamos retomar com grande expectativa para poder possibilitar, não somente ao calouro que já deveria ter iniciado suas atividades desde março, mas também para os estudantes que se encontram próximos de se formar. Agora eles vão poder cursar esses componentes curriculares e ter a perspectiva de se inserir no mercado de trabalho”, destacou o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima.
Atividades on-line e ações
Antes de iniciar as aulas online, haverá um período para elaboração de proposta da oferta acadêmica pelos Colegiados dos cursos de graduação e um conjunto de ações formativas para os docentes com o objetivo de alinhar a implementação do PLE.
A previsão é iniciar dia 8 de outubro e concluir o PLE em 23 de dezembro, mas todas as datas, incluindo matrículas e ajustes serão discutidas pela Câmara Acadêmica, na sexta-feira (11). Terão alguns sábados letivos e o calendário regular de 2020 continua suspenso por tempo indeterminado.
Serão utilizados os ambientes virtuais de aprendizagem oficiais da Ufal como o Moodle, o Sigaa e o Google Sala de Aula, e os docentes também farão uso das diversas ferramentas de ensino remoto como Zoom, Google Meet e todas as possibilidades tecnológicas que têm à disposição, como WhatsApp e Instagram.
Auxílio internet
Para ter direito ao auxílio de inclusão digital do MEC, o estudante deve estar matriculado em algum componente curricular oferecido no PLE e ter o perfil de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, renda per capta de até 1,5 salário mínimo.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
