Educação

Ex-aluno da Escola Técnica de Artes da Ufal é selecionado para mestrado no CalArts na Califórnia

Campanha de financiamento coletivo deve auxiliar Leandro Amorim a custear estadia nos EUA

Por Assessoria 04/09/2020 17h05
Ex-aluno da Escola Técnica de Artes da Ufal é selecionado para mestrado no CalArts na Califórnia
Leandro Morim deve iniciar os estudos nos EUA em janeiro de 2021 - Foto: Divulgação

O músico baterista, Leandro Amorim, ex-aluno da Escola Técnica de Artes da Ufal e ex-bolsista da Orquestra Sinfônica Universitária (OSU), foi selecionado com honras no mestrado em Artes/ Jazz Drums do Instituto de Artes da Califórnia (CalArts), em Los Angeles (EUA), recebendo a prestigiada bolsa de estudos Lillian Disney Award. No entanto, essa bolsa não contempla integralmente os custos. “Infelizmente, precisei adiar a matrícula para janeiro de 2021, para, dessa forma, conseguir angariar fundos para concretizar esse objetivo”, explica Leandro.

O músico tem feito uma campanha de financiamento coletivo e, ao mesmo tempo, procurado bolsas de estudos institucionais. Leandro precisa arrecadar 53 mil dólares para garantir o primeiro dos dois anos do curso, o que o possibilitará seguir com suas pesquisas. Em troca de financiamento, ele oferece cursos, workshops, oficinas e palestras gratuitas para músicos alagoanos. “É uma ideia que sempre tive, de poder compartilhar conhecimento, de proporcionar acesso à educação que muitos músicos aqui em Alagoas desejam e não possuem. Penso como isso é importante principalmente para jovens. Mas é algo que pode acrescentar muito também a músicos já profissionais. É algo que eu já faria de qualquer maneira, e esse parece ser um bom momento", explica.

Em sua trajetória, Leandro foi baterista no duo Divina Supernova, na Orquestra Filarmônica da Ufal e no grupo Piap, da Universidade do Estado de São Paulo. Foi aluno visitante no CalArts, recebendo aulas do baterista e compositor Joe Labarbera (Bill Evans, John Scofield e Tony Bennett). Também visitou a Universidade do Sul da Califórnia, onde fez aula com o baterista Peter Erskine (Weather Report, Steps Ahead e Eliane Elias).

Na avaliação para ser aprovado no mestrado, o pianista David Roitstein disse que Leandro “é um músico destacado, versátil e amplo em suas experiências musicais. Tem uma abordagem muito criativa e original, mas é realmente sólido em muitas tradições diferentes. Ele é um artista articulado e expressivo e, sem dúvida, uma pessoa madura e pensante. Ele teria sucesso no Calarts de muitas maneiras, e estou muito animado com a possibilidade de tê-lo em nosso programa”, avaliou. Essa boa avaliação do diretor do programa de mestrado do Calarts, rendeu a prestigiada bolsa de estudos Lillian Disney Award.

Para ajudar o artista ou ter mais informações, entre em contato com Leandro por e-mail no endereço: [email protected].