Servidores dos Correios em Alagoas retornam ao trabalho nesta terça-feira (22)
Decisão foi confirmada após assembleia realizada na noite desta segunda (21)
Após a aprovação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta segunda-feira (21) um reajuste de 2,6% para os funcionários dos Correios. Os trabalhadores em Alagoas devem retomar as atividades a partir desta terça-feira (22).
A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares (Sintect-AL), Alysson de Oliveira ao 7segundos.
Os trabalhadores no Estado realizaram uma assembleia assim que souberam de decisão em Brasília.
A maioria do tribunal decidiu que a greve, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva. Com isso, metade dos dias de greve será descontada do salário dos empregados. A outra metade deverá ser compensada.
Relatora do processo no TST, a ministra Kátia Arruda votou contra a declaração da greve como abusiva – o que levaria ao desconto integral das horas não trabalhadas.
Kátia Arruda contestou os argumentos dos Correios sobre problemas financeiros, e apontou que a estatal registrou lucro no primeiro semestre. Segundo a ministra, a empresa também tem lucrado com a pandemia da Covid-19, que resultou em aumento na demanda por entregas.
A ministra disse ainda que os Correios demonstraram “absoluta resistência” durante as negociações do atual acordo coletivo.