Dobra o número de militares nas eleições 2020 em Maceió

O número de militares que pediram registro de candidaturas neste ano é correspondente ao dobro das eleições de 2016, em Maceió. São 14 agentes da segurança pública que estão em busca de uma das 21 vagas na Câmara Municipal. Não houve pedido de candidatura para a disputa majoritária, segundo consulta ao portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre servidores públicos da ativa ou da reserva, o número de militares participantes das eleições em 2020 é correspondente a apenas 2,43% de um total de 576 candidatos.
Esse crescimento se deve à presença de Jair Bolsonaro (sem partido) na presidência da República. A defesa de uma pauta conservadora com a qual parte dos PMs se identifica, e o fortalecimento do corporativismo militar e policial são fatores que também influenciam a participação nas eleições.
Em 2018, a vitória de Cabo Bebeto pelo PSL - ex-partido do presidente Bolsonaro - para o cargo de deputado estadual, também é considerada como uma das causas que tem motivado policiais a disputarem uma eleição. Ele foi o mais votado na Capital, e obteve 22.066 votos (5,40% dos válidos). Bebeto foi eleito no chamado “efeito Bolsonaro”.
Segundo consulta ao sistema DivulgaCandContas, os 14 pedidos registros de candidatura estão divididos nas seguintes patentes: 01 soldado, 01 cabo, 08 sargentos, 01 subtenente e 03 coronéis.
A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que podem existir outras candidaturas de militares, mas que não são identificadas pelo fato de o candidato fazer o registro como servidor público.
Últimas notícias

Pinguim encalha morto em praia de Maragogi

Operação de ônibus será reforçada para partida entre CRB X Cruzeiro no Trapichão

Psicólogos e assistentes sociais questionam nova exigência em carga horário na Educação

Inflamação silenciosa do coração pode causar morte súbita, alerta cardiologista alagoano

Motociclista sofre lesão no tórax após colidir moto na traseira de veículo em Maragogi

Após repercussão de exoneração, Defensoria Pública anuncia novo defensor para atuar em caso Braskem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
