Dobra o número de militares nas eleições 2020 em Maceió
O número de militares que pediram registro de candidaturas neste ano é correspondente ao dobro das eleições de 2016, em Maceió. São 14 agentes da segurança pública que estão em busca de uma das 21 vagas na Câmara Municipal. Não houve pedido de candidatura para a disputa majoritária, segundo consulta ao portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre servidores públicos da ativa ou da reserva, o número de militares participantes das eleições em 2020 é correspondente a apenas 2,43% de um total de 576 candidatos.
Esse crescimento se deve à presença de Jair Bolsonaro (sem partido) na presidência da República. A defesa de uma pauta conservadora com a qual parte dos PMs se identifica, e o fortalecimento do corporativismo militar e policial são fatores que também influenciam a participação nas eleições.
Em 2018, a vitória de Cabo Bebeto pelo PSL - ex-partido do presidente Bolsonaro - para o cargo de deputado estadual, também é considerada como uma das causas que tem motivado policiais a disputarem uma eleição. Ele foi o mais votado na Capital, e obteve 22.066 votos (5,40% dos válidos). Bebeto foi eleito no chamado “efeito Bolsonaro”.
Segundo consulta ao sistema DivulgaCandContas, os 14 pedidos registros de candidatura estão divididos nas seguintes patentes: 01 soldado, 01 cabo, 08 sargentos, 01 subtenente e 03 coronéis.
A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que podem existir outras candidaturas de militares, mas que não são identificadas pelo fato de o candidato fazer o registro como servidor público.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
