Prefeito de Paulo Jacinto entra na Justiça para não pagar precatórios de professores
A prefeitura de Paulo Jacinto ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para impedir o pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) aos professores da rede municipal de ensino.
A Câmara Municipal apresentou uma Emenda ao Projeto de Lei n° 12, de 25 de outubro de 2019, que estimou a receita e fixava a despesa do município de Paulo Jacinto para o exercício da 2020, com o intuito de garantir o pagamento dos recursos do FUNDEF aos trabalhadores da Educação.
No entanto, o prefeito Marcos Lisboa (MDB) vetou o PL, que retornou para a Casa de Leis e os parlamentares derrubaram o veto. O gestor ingressou com uma ADI no TJ para que a matéria não tenha eficácia.
Na sessão ordinária dessa segunda-feira (27), o vereador Chicão (DEM) criticou a postura do prefeito Marcos Lisboa e acusou o gestor de apropriação indevida. “Ele está querendo se apropriar daquilo que não lhe pertence, que é o dinheiro dos nossos queridos professores. Isso vem de muito tempo”, denunciou.
De acordo com o parlamentar, a Câmara Municipal recebeu um orçamento que consta o valor de R$ 9 milhões, que deveria ser rateado entre os professores. “Esse dinheiro se trata de defasagem salarial. Mas o senhor prefeito com sua ganancia, mais uma vez entra na Justiça para impedir que os nossos queridos professores recebam aquilo que lhe é de direito. Esta Casa está vigilante e atenta, e já colocou o setor jurídico para trabalhar nesse processo. Tenho certeza que a Justiça vai dar ganho de causa aos professores, pois se trata de um direito adquirido”, disse Chicão.
A ADI 0800708-88.2020.8.02.0000 tramita no TJ sob a relatoria do desembargador Paulo Barros da Silva Lima. A última movimentação do processo foi no dia 27 de julho de 2020. A prefeitura de Paulo Jacinto ainda não se posicionou sobre o caso.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
