Outubro Rosa: campanha "Você não está sozinha", aborda importância do acompanhamento durante tratamento do câncer
O movimento internacional que tem como objetivo conscientizar a população através de informações sobre o câncer de mama
Tradicionalmente realizada pelo Hospital Cliom, a campanha Outubro Rosa é uma das principais ações do hospital, que visa a conscientização da prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce. Neste ano, a campanha do Cliom aborda o tema "Seja qual for a fase, você não está sozinha", em referência a importância do suporte ao paciente que vai iniciar ou já está em tratamento do câncer de mama.
"Neste ano, nossa campanha será um pouco diferente, voltada para quem irá iniciar ou já iniciou o tratamento. Após o diagnóstico, são muitas dúvidas e incertezas que surgem. Assim como o paciente pode se deparar com diversas mudanças no âmbito social, físico e mental. O intuito é estimular espaços de diálogos sobre a rede de suporte que tanto os pacientes quanto os seus familiares podem contar, desde o processo de recebimento do diagnóstico até as diferentes fases do tratamento", explica a psicóloga do Cliom, Larisse Cavalcante.
A rede de suporte pode ser composta pela equipe médica, equipe multidisciplinar, setores administrativos do serviço de saúde, demais pacientes e familiares que também estão em processo de tratamento ou já finalizaram. Segundo a psicóloga, durante as ações da campanha será abordado como os profissionais podem auxiliar dentro de suas especialidades e algumas ações em saúde que promovem a troca de experiências, afetos e estratégias de enfrentamento e/ou ressignificação.
TRADIÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
O movimento internacional que tem como objetivo conscientizar a população através de informações sobre o câncer de mama, promovendo reflexões sobre o diagnóstico precoce, tem toda atenção nas ações do Hospital Cliom. Tradicionalmente, o hospital realiza uma programação de ações voltadas para a saúde e conscientização da doença, com foco em diferentes temáticas em cada an
“O grande objetivo do Cliom com as ações do Outubro Rosa é a conscientização da doença envolvendo a promoção de saúde, recuperação e tratamento para as mulheres de todas as idades. Somos especializados em Oncologia, então não estaríamos de fora em um mês mundialmente tão importante. Queremos chamar a atenção da sociedade, sobretudo das mulheres, para a necessidade do tratamento precoce do câncer de mama. Dessa forma, nosso cronograma de ações envolve nossas pacientes, colaboradoras e a população em geral”, afirma a Gerente de Serviços, Vanessa Coqueiro.
O Cirurgião Oncológico do Hospital, Diego Nunes, acredita que a campanha é extremamente importante para ressaltar e relembrar as mulheres sobre a responsabilidade com a própria saúde. "O Outubro Rosa mostra as mulheres que qualquer um pode desenvolver câncer, apesar de algumas possuírem um risco aumentado, a maioria das mulheres com câncer não possui síndrome genética e não possuem familiar com histórico de câncer. Daí a importância da conscientização, fazer com a mulher faça seu exame de rotina, de acordo com sua história pessoal e familiar, com exames direcionados ao seu grupo de risco", explica o médico.
Iniciar o tratamento nas fases iniciais do câncer é extremamente importante na busca da cura da doença. Por isso, o Cirurgião Oncológico alerta para a conscientização dos exames de rastreio e acompanhamento frequente com o médico.
"O diagnóstico precoce é umas das mais importantes ferramentas que dispomos para eliminar o câncer, pois permite iniciar o tratamento nas fases iniciais da doença. As pesquisas médicas mostram que nestas fases é quando se tem a melhor chance de cura e sobrevida, com um tratamento que pode ser menos agressivo, interferindo menos negativamente na qualidade de vida dos pacientes", pontua.
Veja também
Últimas notícias
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
