Brasil

Semana começa com menos calor e mais chuvas no país; veja a previsão

Massa de ar seco no centro do país enfraquece e chuva passa a ser mais frequente no Centro-Oeste e Sudeste ao longo da semana.

Por G1 12/10/2020 12h12
Semana começa com menos calor e mais chuvas no país; veja a previsão
Calor - Foto: Divulgação / Internet

A semana começa nesta segunda-feira (12) com uma previsão do tempo bem diferente da anterior. O calor diminui pelo Brasil e as chuvas devem aumentar no Centro-Oeste e Sudeste. As informações são do ClimaTempo.

A onda de calor extremo que bateu recordes de temperatura em várias regiões foi causada por uma massa de ar seco que estava no centro do país. Esse bloqueio atmosférico impedia a passagem da umidade da região amazônica para o sul do Brasil, os chamados rios voadores.

Com o enfraquecimento desse bloqueio, a chuva começa a ser mais frequente no Centro-Oeste e Sudeste ao longo da semana.

Previsão para o feriado
Nesta segunda (12), a região Norte tem predominância do ar quente e úmido. Deve fazer sol, mas podem haver pancadas de chuva em quase todas as áreas, menos no Amapá.

Sol forte e sem chuva na maior parte do Nordeste, na área que vai de São Luís até Aracaju. Na Bahia, a previsão é de tempestades em algumas áreas do oeste e sul do estado a qualquer hora do dia e chuvas isoladas em Salvador.

O Centro-Oeste segue abafado durante o feriado. Faz sol em todas as áreas, mas há condições para pancadas de chuva, inclusive nas capitais e nas áreas do Pantanal.

A segunda-feira segue quente no Sudeste, com predomínio de sol ao longo do dia e umidade elevada. Em grande parte do estado de São Paulo não chove, inclusive na capital e na região de Aparecida, onde há celebração do Dia da Nossa Senhora Aparecida. Não chove também no Rio de Janeiro. Já entre o Espírito Santo, Minas Gerais e o norte e noroeste de SP, pode haver pancadas de chuva.

No Sul, o sol predomina e não chove na maioria das áreas. As três capitais, no entanto, podem ter chuvas isoladas entre a tarde e a noite. Chove também no nordeste do Rio Grande do Sul, nas áreas do leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná.