Semana começa com menos calor e mais chuvas no país; veja a previsão
Massa de ar seco no centro do país enfraquece e chuva passa a ser mais frequente no Centro-Oeste e Sudeste ao longo da semana.
A semana começa nesta segunda-feira (12) com uma previsão do tempo bem diferente da anterior. O calor diminui pelo Brasil e as chuvas devem aumentar no Centro-Oeste e Sudeste. As informações são do ClimaTempo.
A onda de calor extremo que bateu recordes de temperatura em várias regiões foi causada por uma massa de ar seco que estava no centro do país. Esse bloqueio atmosférico impedia a passagem da umidade da região amazônica para o sul do Brasil, os chamados rios voadores.
Com o enfraquecimento desse bloqueio, a chuva começa a ser mais frequente no Centro-Oeste e Sudeste ao longo da semana.
Previsão para o feriado
Nesta segunda (12), a região Norte tem predominância do ar quente e úmido. Deve fazer sol, mas podem haver pancadas de chuva em quase todas as áreas, menos no Amapá.
Sol forte e sem chuva na maior parte do Nordeste, na área que vai de São Luís até Aracaju. Na Bahia, a previsão é de tempestades em algumas áreas do oeste e sul do estado a qualquer hora do dia e chuvas isoladas em Salvador.
O Centro-Oeste segue abafado durante o feriado. Faz sol em todas as áreas, mas há condições para pancadas de chuva, inclusive nas capitais e nas áreas do Pantanal.
A segunda-feira segue quente no Sudeste, com predomínio de sol ao longo do dia e umidade elevada. Em grande parte do estado de São Paulo não chove, inclusive na capital e na região de Aparecida, onde há celebração do Dia da Nossa Senhora Aparecida. Não chove também no Rio de Janeiro. Já entre o Espírito Santo, Minas Gerais e o norte e noroeste de SP, pode haver pancadas de chuva.
No Sul, o sol predomina e não chove na maioria das áreas. As três capitais, no entanto, podem ter chuvas isoladas entre a tarde e a noite. Chove também no nordeste do Rio Grande do Sul, nas áreas do leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
