JHC ingressa com ação popular contra Rui Palmeira
Rui Palmeira sancionou lei de sua autoria permitindo calote milionário na Previdência Municipal
Nesta quarta-feira (14), o deputado federal e candidato a Prefeito de Maceió, JHC, ingressou com uma ação popular para suspender a Lei Municipal Nº 6993. A legislação autoriza a suspensão das contribuições da Prefeitura de Maceió com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (IPREV) até dezembro deste ano. Situação que pode até comprometer o pagamento de aposentadorias e pensões.
Para JHC, o projeto de lei de autoria de Rui Palmeira é uma tentativa de pedalada fiscal. “Entrei com uma Ação Popular contra essa pedalada. Não é uma questão relativa somente aos servidores, mas a todos nós maceioenses, que pagaremos essa fatura com os altos impostos cobrados. O novo prefeito também terá que lidar com essa dívida, já que será negociada em 2021.”, destaca o candidato.
Ainda em fase de projeto de lei, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) instaurou o procedimento administrativo de nº 09.2020.00000924-3 para acompanhar a evolução do projeto, que poderia gerar evidente prejuízo aos aposentados, pensionistas e servidores segurados do Poder Executivo municipal. Rui Palmeira alega que as despesas aumentaram por conta do combate à pandemia, porém Maceió recebeu recursos federais.
Em 2019, o Banco do Brasil estimou em R$ 920.127.280,00 (novecentos e vinte milhões cento e vinte sete mil e duzentos e oitenta reais) o déficit atuarial do Fundo Previdenciário dos servidores públicos de Maceió gerido pelo IPREV. Parte desse grande rombo da previdência municipal vem da prática de não repasses das contribuições previdenciárias do Fundo Previdenciário.
“Quando o gestor suspende, por via legal, o pagamento das contribuições previdenciárias patronais as quais lhe cabe pagar, além de prejudicar o repasse de valores a esse grupo, também inviabiliza o acesso destes a direitos sociais básicos garantidos na Constituição Federal.”, finaliza JHC.
Veja também
Últimas notícias
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
