JHC ingressa com ação popular contra Rui Palmeira
Rui Palmeira sancionou lei de sua autoria permitindo calote milionário na Previdência Municipal
Nesta quarta-feira (14), o deputado federal e candidato a Prefeito de Maceió, JHC, ingressou com uma ação popular para suspender a Lei Municipal Nº 6993. A legislação autoriza a suspensão das contribuições da Prefeitura de Maceió com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (IPREV) até dezembro deste ano. Situação que pode até comprometer o pagamento de aposentadorias e pensões.
Para JHC, o projeto de lei de autoria de Rui Palmeira é uma tentativa de pedalada fiscal. “Entrei com uma Ação Popular contra essa pedalada. Não é uma questão relativa somente aos servidores, mas a todos nós maceioenses, que pagaremos essa fatura com os altos impostos cobrados. O novo prefeito também terá que lidar com essa dívida, já que será negociada em 2021.”, destaca o candidato.
Ainda em fase de projeto de lei, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) instaurou o procedimento administrativo de nº 09.2020.00000924-3 para acompanhar a evolução do projeto, que poderia gerar evidente prejuízo aos aposentados, pensionistas e servidores segurados do Poder Executivo municipal. Rui Palmeira alega que as despesas aumentaram por conta do combate à pandemia, porém Maceió recebeu recursos federais.
Em 2019, o Banco do Brasil estimou em R$ 920.127.280,00 (novecentos e vinte milhões cento e vinte sete mil e duzentos e oitenta reais) o déficit atuarial do Fundo Previdenciário dos servidores públicos de Maceió gerido pelo IPREV. Parte desse grande rombo da previdência municipal vem da prática de não repasses das contribuições previdenciárias do Fundo Previdenciário.
“Quando o gestor suspende, por via legal, o pagamento das contribuições previdenciárias patronais as quais lhe cabe pagar, além de prejudicar o repasse de valores a esse grupo, também inviabiliza o acesso destes a direitos sociais básicos garantidos na Constituição Federal.”, finaliza JHC.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
