Câncer de mama: psicólogo alerta para a importância de cuidar da saúde mental
Impacto do diagnóstico, medo de perder a mama e incerteza da cura podem provocar problemas emocionais, como ansiedade e depressão

O diagnóstico do câncer de mama é uma notícia difícil de receber. No mês de combate e conscientização sobre a doença, os profissionais de saúde mental alertam para a importância de cuidar das emoções e ficar atento ao surgimento de transtornos, como ansiedade e depressão.
De acordo com o Instituto Data Popular, 54% das mulheres com histórico de câncer de mama apontam fatores emocionais, como tristeza, mágoa e rancor, como uma das causas para a doença.
Dr. Carol Costa, psicólogo do Hapvida, afirma que alguns fatores podem ajudar a compreender o estigma que envolve essa patologia. "A palavra câncer, por si só, já carrega um peso de finitude, de morte. No caso das mulheres, a mama é mais que uma simples glândula reprodutiva e também é símbolo de sensualidade e feminilidade", explica.
ANSIEDADE E DEPRESSÃO DEVEM SER TRATADOS
Devido às consequências do tratamento que o câncer de mama provoca, muitos pacientes podem sofrer com problemas emocionais, como ansiedade, depressão e baixa autoestima. O medo de perder a mama e a incerteza da cura afetam diretamente a saúde mental do paciente.
O psicólogo do Hapvida destaca que contar com o apoio de pessoas próximas e escolher um bom profissional são importantes para o enfrentamento da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2020, a expectativa é que sejam diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil.
"A mulher tem uma capacidade incrível de resiliência. Então, o acompanhamento psicológico se faz necessário para que ela resgate a vontade de viver e de lutar", expõe o psicólogo.
PREVENÇÃO
O câncer de mama tem cura se for diagnosticado de maneira precoce e é por esse motivo que a mamografia e o autoxame se fazem necessários. "Todas as mulheres devem ser estimuladas a conhecer o seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Cuidar de si é um ato de amor à vida", finaliza Dr. Carol.
Últimas notícias

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável

Faustão recebe alta do hospital após transplantes: 'Bem clinicamente', diz boletim
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
