Universidades públicas em Alagoas conseguem nota máxima no Enade
Apenas sete cursos conseguiram a nota máxima da avaliação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou, nesta terça-feira (20/10), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes realizado no ano passado, o Enade 2019.
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foram destaque em meio as instituições de ensino superior que conseguiram nota máxima.
Na UFAL ganharam nota 5 os cursos de Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina, Nutrição e Odontologia. Já da Uncisal, ficaram no topo da lista Fisioterapia e Segurança do Trabalho.
O Conceito Enade varia de 1 a 5 - quanto mais alta for a pontuação, melhor o desempenho dos estudantes. De 8.368 cursos no país, 510 atingiram a maior “nota”.
Desse grupo, 67% são de universidades federais, justamente onde deve haver cortes de R$ 994,6 milhões no orçamento de 2021. Do restante, 18% são de universidades privadas (com ou sem fins lucrativos); 14,5%, de estaduais; e 0,5%, de municipais.