Registros de armas de fogo têm aumento de 49% em AL, segundo anuário
Cidadãos reunidos tem mais armas que os órgãos de segurança pública
Alagoas registrou um dos maiores crescimentos percentual do país em registros de armas de fogo. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira (19), o estado foi de 8.512 armas registradas em 2017 para 12.731 em 2019, o que resulta no aumento de 49,6%.
O documento mostra que do total de registros ativos, 3.999 fazem parte da categoria “cidadão”. Isto é, armas compradas por qualquer cidadão que tenha direito a posse ou porte.
O número faz da categoria a com mais registros, seguida da categoria “órgão público com taxa”, com 3.547 registros.
O Exército é responsável pelo Sistema de Gerenciamento Militar de Armas de Fogo (Sigma), que reúne dados das armas registradas para as Forças Armadas, policiais militares dos estados, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além daquelas usadas por Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores, que são chamados CACs.
Um outro banco de dados, chamado Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e controlado pela Polícia Federal (PF), reúne as armas da própria corporação e também as usadas pelas polícias civis dos estados, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais, de órgãos como Ministério Público e Poder Judiciário, além daquelas compradas por qualquer cidadão.
Últimas notícias
PF cumpre mandado de busca e apreensão sobre suspeita de fraude no Enem
Mano Walter publica vídeo emocionante em homenagem à sogra que faleceu sábado (22)
Embriagado, prefeito de Traipu causa acidente no Jaraguá, dizem testemunhas
Duas motocicletas colidem de frente e deixam três feridos em Craíbas
Idosa fica ferida após acidente envolvendo motocicletas em Santana do Ipanema
Cadáver em estado avançado de decomposição é encontrado na zona rural de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
