Hospital Universitário realiza sessões de filmes para pacientes
Objetivo é promover assistência humanizada

O Hospital da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal) realiza sessões de cinemas para pacientes hospitalizados e seus acompanhantes, no intuito de promover qualidade de vida e bem-estar durante o período de internamento. O terapeuta ocupacional José Gutembergue, idealizador do projeto CineVida, diz que a proposta serve também como uma forma de integração. “Temos percebido que esses momentos também colaboram para a integração de todos – pacientes, familiares e profissionais da assistência – trazendo leveza para uma rotina que costuma ser de medo e sofrimento”, pontua o terapeuta ocupacional do Hospital.
As sessões acontecem nas enfermarias da oncologia, clínica médica e cirúrgica. Os filmes são escolhidos de forma democrática, através de votos, de acordo com as sugestões de pacientes e familiares. Os títulos das películas, geralmente, trazem conteúdo de humor e superação de desafios pessoais. Em uma das sessões, após o final do filme “O menino que descobriu o vento”, uma paciente da oncologia comentou: “Assim como aquele menino conseguiu enfrentar a dificuldade dele e da família, a gente também pode enfrentar a nossa”.
José Gutembergue conta que, quando não há exibição de filmes, os pacientes sentem falta e recomendam retorno das sessões. Para a ocasião, há pipoca preparada pela equipe de Nutrição, que é disponibilizada aos usuários que atendem a determinados critérios, promovendo a segurança do paciente. Após o término da película, os assistidos e profissionais do HU fazem comentários sobre a obra. “Ao final de cada sessão, são discutidas cenas ou mensagens significativas que possam inspirá-los a enfrentar o tratamento com mais resiliência e otimismo”, frisa o terapeuta ocupacional. “O Rei Leão”, “O menino que descobriu o vento” e “Toy Story” são algumas das obras que foram exibidas no CineVida.
Veja também
Últimas notícias

'Rainha das aves': veterinária viraliza como 'encantadora' de pets voadores

Rua Chen Chung Hsin: como mudança em nome atrapalha rotina de moradores em Ribeirão Preto, SP

Desconhecidos se fotografam no mesmo lugar; anos depois, se apaixonam e notam a coincidência

Aos 78 anos, idosa consegue tirar CNH na PB: 'Não desisti do meu sonho de infância'

“Operação 65” é deflagrada em loja de roupas no Centro de Arapiraca

Mais de seis mil animais são vacinados no 'Dia D' contra a raiva em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
