Hospital Universitário realiza sessões de filmes para pacientes
Objetivo é promover assistência humanizada
O Hospital da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal) realiza sessões de cinemas para pacientes hospitalizados e seus acompanhantes, no intuito de promover qualidade de vida e bem-estar durante o período de internamento. O terapeuta ocupacional José Gutembergue, idealizador do projeto CineVida, diz que a proposta serve também como uma forma de integração. “Temos percebido que esses momentos também colaboram para a integração de todos – pacientes, familiares e profissionais da assistência – trazendo leveza para uma rotina que costuma ser de medo e sofrimento”, pontua o terapeuta ocupacional do Hospital.
As sessões acontecem nas enfermarias da oncologia, clínica médica e cirúrgica. Os filmes são escolhidos de forma democrática, através de votos, de acordo com as sugestões de pacientes e familiares. Os títulos das películas, geralmente, trazem conteúdo de humor e superação de desafios pessoais. Em uma das sessões, após o final do filme “O menino que descobriu o vento”, uma paciente da oncologia comentou: “Assim como aquele menino conseguiu enfrentar a dificuldade dele e da família, a gente também pode enfrentar a nossa”.
José Gutembergue conta que, quando não há exibição de filmes, os pacientes sentem falta e recomendam retorno das sessões. Para a ocasião, há pipoca preparada pela equipe de Nutrição, que é disponibilizada aos usuários que atendem a determinados critérios, promovendo a segurança do paciente. Após o término da película, os assistidos e profissionais do HU fazem comentários sobre a obra. “Ao final de cada sessão, são discutidas cenas ou mensagens significativas que possam inspirá-los a enfrentar o tratamento com mais resiliência e otimismo”, frisa o terapeuta ocupacional. “O Rei Leão”, “O menino que descobriu o vento” e “Toy Story” são algumas das obras que foram exibidas no CineVida.
Veja também
Últimas notícias
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
