Hospital Universitário realiza sessões de filmes para pacientes
Objetivo é promover assistência humanizada
O Hospital da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal) realiza sessões de cinemas para pacientes hospitalizados e seus acompanhantes, no intuito de promover qualidade de vida e bem-estar durante o período de internamento. O terapeuta ocupacional José Gutembergue, idealizador do projeto CineVida, diz que a proposta serve também como uma forma de integração. “Temos percebido que esses momentos também colaboram para a integração de todos – pacientes, familiares e profissionais da assistência – trazendo leveza para uma rotina que costuma ser de medo e sofrimento”, pontua o terapeuta ocupacional do Hospital.
As sessões acontecem nas enfermarias da oncologia, clínica médica e cirúrgica. Os filmes são escolhidos de forma democrática, através de votos, de acordo com as sugestões de pacientes e familiares. Os títulos das películas, geralmente, trazem conteúdo de humor e superação de desafios pessoais. Em uma das sessões, após o final do filme “O menino que descobriu o vento”, uma paciente da oncologia comentou: “Assim como aquele menino conseguiu enfrentar a dificuldade dele e da família, a gente também pode enfrentar a nossa”.
José Gutembergue conta que, quando não há exibição de filmes, os pacientes sentem falta e recomendam retorno das sessões. Para a ocasião, há pipoca preparada pela equipe de Nutrição, que é disponibilizada aos usuários que atendem a determinados critérios, promovendo a segurança do paciente. Após o término da película, os assistidos e profissionais do HU fazem comentários sobre a obra. “Ao final de cada sessão, são discutidas cenas ou mensagens significativas que possam inspirá-los a enfrentar o tratamento com mais resiliência e otimismo”, frisa o terapeuta ocupacional. “O Rei Leão”, “O menino que descobriu o vento” e “Toy Story” são algumas das obras que foram exibidas no CineVida.
Veja também
Últimas notícias
Cartão de inscrição do concurso da Guarda Municipal de Maceió está disponível
Morte de criança reforça cobrança de Deputado Fabio Costa por penas mais duras
Renato Filho destaca complexo esportivo do Pilar como modelo de inclusão
Donos de pousada e eletricista viram réus por mortes de mãe e filho em Maragogi
Acusado de causar prejuízo de mais de R$ 30 mil com furto é preso em Maceió
Educador de Arapiraca libera aula gratuita sobre uso de telas na infância
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
