Alagoas cai dez posições e está entre os estados do Brasil com menos óbitos por Covid-19
Estado esteve entre os dez primeiros no pico da pandemia e hoje está em 20º
Com 2.196 óbitos registrados até essa quinta-feira (22), Alagoas ocupa atualmente a 20ª posição no ranking nacional de mortes por Covid-19. Os números representam uma queda de dez posições na tabela quando comparados às estatísticas aferidas na primeira semana de junho, pico da pandemia. Até ali, o estado havia perdido 506 vidas para o vírus.
No caso do número de óbitos por 100 mil habitantes, a variação é semelhante. O estado saiu do 11º lugar em junho, com taxa de 15,16, para figurar na 20ª posição, com 65,40.
As informações estão disponíveis no Painel Covid-19 em Alagoas, que também pode ser acessado pelo portal alagoascontraocoronavirus.al.gov.br.
Ainda na comparação com as demais unidades da federação, Alagoas apresenta atualmente outro importante decréscimo no cenário de transmissão da Covid-19. No índice de casos confirmados, o estado passou do 11º lugar no início de junho, com 12.407 pessoas contaminadas, para ocupar agora a 19ª posição – totalizando 89.847 infectados até a última quinta-feira (20). Já no caso do indicador que mede a taxa de casos por 100 mil habitantes, Alagoas passou do 12º para o 18º lugar.
O número de casos ativos é outro parâmetro determinante do comportamento da transmissão da Covid-19. No auge do contágio, 12 mil pessoas chegaram a testar positivo para a doença simultaneamente. Até a última quarta-feira (21), eram apenas 650. O menor patamar desde então.
A evolução nas estatísticas demonstra a eficácia das medidas promovidas pelo Governo do Estado em conjunto com o apoio da população no combate ao novo coronavírus. Contudo, não custa lembrar: a pandemia não acabou. Os cuidados com o distanciamento social e com a higiene pessoal devem ser observados e praticados por todos.
Do mesmo modo, os processos de reabertura da economia e de demais setores da sociedade devem ser realizados com responsabilidade e segurança, como reforçou o governador Renan Filho durante pronunciamento realizado na última quarta-feira (21) durante coletiva de impressa transmitida online.
O chefe do Executivo anunciou a publicação do novo decreto com o plano para retomada das aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (26), porém, apenas para o público adulto. “Dado que eles têm mais capacidade de cumprir os protocolos estabelecidos, a gente vai verificar o que ocorrerá com a volta das aulas para os adultos para, aí sim, pensar em retomar as aulas para jovens e para as crianças”, explicou o governador. “Os próximos passos dependerão do sucesso desta retomada”, avisou Renan Filho.
Veja também
Últimas notícias
Homem morre após invadir jaula de leões em parque zoobotânico de João Pessoa
Polícia Militar apreende drogas em área de mata no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió
Tarifaço: Brasil avalia que EUA deve cobrar algo para novas reduções
Brasil iguala Argentina e vira país com mais títulos de Libertadores
Homem é agredido com pauladas pelo próprio vizinho no município de Minador de Negrão
[Vídeo] Quatro homens ficam feridos após ataque com artefato explosivo a caminho de festa de torcida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
