Edital Mestra Hilda: Fmac seleciona projetos culturais de interesse coletivo
Inscrições prosseguem até 27 de novembro pela Internet
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (28), o Edital de Chamamento Público Mestra Hilda – Cultura em Movimento 2020, que irá selecionar organizações da sociedade civil para a realização de projetos culturais de interesse coletivo.
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de novembro, exclusivamente pela Internet, e fazem parte das ações de atendimento ao setor cultural de Maceió, previstas na Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
Cada proposta receberá o valor de R$ 50 mil, de acordo com a ordem de classificação no edital. Serão selecionados 40 projetos apresentados pelos segmentos culturais integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais, com prioridade para as ações que possam ser transmitidas pela Internet ou disponibilizadas nas redes sociais e outras plataformas digitais.
As propostas que contemplam a execução de ações presenciais devem obedecer às exigências previstas nos decretos estadual e municipal, relativas à pandemia da Covid-19, e os protocolos sanitários em vigor.
Podem participar do Edital Mestra Hilda – Cultura em Movimento organizações da sociedade civil sem fim lucrativos que exerçam atividades culturais ou projetos de interesse público e de cunho cultural na cidade de Maceió.
O edital completo e seus anexos se encontram no website da Fundação Municipal de Ação Cultural http://www.maceio.al.gov.br/fm... no Diário Oficial de Maceió http://www.diariomunicipal.com.br/maceio/. Para participar, o proponente deverá preencher o formulário disponibilizado no endereço eletrônico http://bit.ly/editalmestrahilda. É necessário possuir ou criar uma conta no Google (Gmail).
A Fundação disponibilizará um funcionário para auxiliar idosos, pessoas com deficiência ou que não saibam ler e escrever para o preenchimento do cadastro. Os documentos devem estar digitalizados em formato PDF em pen drive ou e-mail.
O atendimento presencial deverá ser agendado previamente pelo telefone (82) 3312-5820 e será realizado de 28 de outubro a 26 de novembro de 2020, das 9h às 14h, na sede da Fmac, situado na Avenida da Paz, 900, em Jaraguá. O uso de máscara de proteção individual é obrigatório.
Mestra Hilda
O Edital Cultura em Movimento presta uma homenagem à Hilda Maria da Silva, a Mestra Hilda, reconhecida pelo seu saber popular e por coordenar os folguedos Pagode Comigo Ninguém Pode e as Baianas por mais de 46 anos, tornando-se referência na dança do pagode ou coco de roda. Natural de Rio Largo, sua aproximação com as manifestações culturais teve início ao 11 anos. Ao longo da vida participou de diversos folguedos, como o Guerreiro, Chegança, Baianas e o Coco de Roda.
Em sua longa trajetória, Mestra Hilda levou sua alegria a diversos lugares, sendo tema de estudos, pesquisas, documentários e atividades culturais. Faleceu aos 89 anos, deixando seu legado cultural no bairro da Chã de Bebedouro e na memória do povo de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Como jovem que diz ser Madeleine McCann usou ChatGPT para “provar” DNA
Maceió registra 2.636 casos de sífilis em 2025; SMS reforça alerta sobre prevenção
Bebê é vista 'dando soco' na mãe durante exame de ultrassom: 'Personalidade forte'
Prefeitura de Maceió orienta sobre o descarte correto de resíduos da construção civil
Vítima de atentado na Feira da Troca, em Arapiraca, morre no Hospital de Emergência
Polícia Militar apreende três armas e 6,5kg de maconha em Olho D’Água Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
