Cabe ao Estado e Prefeituras fiscalizar aglomerações em eventos, afirma TRE
Governador chegou a dizer que era função do TRE esse papel
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) emitiu uma nota nesta sexta-feira (30) alegando que a responsabilidade da fiscalização em aglomerações ocorridas durante a campanha eleitoral são do Estado e prefeituras. Isso porque o órgão vem sendo cobrado pelo desrespeito às normas sanitárias.
No texto, o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, que compete à Justiça Eleitoral a fiscalização de eventuais irregularidades sob o ponto de vista eleitoral, cabendo a entidades e órgãos parceiros, no estrito limite de suas competências, o combate a irregularidades no âmbito da saúde pública e da vigilância sanitária.
Durante coletiva na semana passada, o governador Renan Filho (MDB), chegou a dizer que era função do TRE esse papel.
Confira a nota na íntegra:
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas informa que as medidas de segurança sanitária e de saúde, indicadas pelos órgãos competentes, devem ser observadas por candidatos, partidos e coligações em atividades de campanha eleitoral. Esclarece que à Justiça Eleitoral compete a fiscalização de eventuais irregularidades sob o ponto de vista eleitoral, cabendo a entidades e órgãos parceiros, no estrito limite de suas competências, o combate a irregularidades no âmbito da saúde pública e da vigilância sanitária. Reafirma que é de conhecimento geral que vivemos um período de pandemia há sete meses e as medidas e protocolos já definidos devem ser rigorosamente seguidos por todos, indistintamente, atores do processo eleitoral ou não. Destaca que seus magistrados, servidores e colaboradores estão dedicados em cumprir e fazer cumprir tais medidas e protocolos, especialmente o Plano de Segurança Sanitária editado pelo Tribunal Superior Eleitoral, contribuindo, a um só tempo, para o aprimoramento da democracia e para o recrudescimento do quadro pandêmico em nosso país.
Maceió, 30 de outubro de 2020
Desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo
Presidente
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
PRF encerra operação carnaval em Alagoas com redução de mais de 70% no número de acidentes e vítimas graves
'Tô saturado', diz Carlinhos Maia ao anunciar pausa na carreira e no Rancho do Maia
Homem é preso por ameaçar e tentar agredir esposa no município de Cacimbinhas
Médico pneumologista Fernando Antônio Mendonça Guimarães morre aos 75 anos em Maceió
Lula sanciona reajuste para servidores do Legislativo e veta valores acima do teto
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
