Alagoas é único estado do Brasil que prioriza a primeira infância no PPA
Estudo foi divulgado pela consultoria da Câmara dos Deputados

Alagoas foi o único estado do país a mencionar, em lei, ações prioritárias voltadas à primeira infância no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O estudo foi realizado pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização da Câmara Federal, que fez um levantamento nacional sobre o tema nos dois últimos PPAs.
Neste contexto, o Programa CRIA - Criança Alagoana foi o grande responsável em destacar o Estado de Alagoas nos cuidados com a primeira infância, isso graças a Lei 7.965/2018, que instituiu o programa com ações específicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e nutrição, para gestantes e crianças de 0 a 6 anos.
“A tomada a decisão de cuidar da primeira infância aconteceu ainda em 2016, no início do primeiro mandato do governador Renan Filho. Foram realizados estudos, capacitações e ações em seis municípios pilotos, até que a política pública estivesse devidamente madura e estruturada para virar lei”, disse Renata Calheiros, primeira-dama e coordenadora do Comitê da Primeira Infância.
“O destaque nesse estudo do PPA se deu porque o Governo de Alagoas trabalha em consonância com o que prioriza o Marco Legal da Primeira Infância. Para isso, estamos construindo uma política de Estado que garanta o desenvolvimento integral das novas gerações, e o CRIA é a base para essa transformação social”, afirmou Renata Calheiros.
DIRETRIZES
Atualmente o Criança Alagoana está presente em todos os municípios do estado, com ações intersetoriais gerenciadas pelo Comitê. O Estado atua como consultor sobre o tema, compartilhando diretrizes, realizando ações e dando suporte aos municípios para garantir o desenvolvimento integral de gestantes e crianças.
O Governo também realiza ações estratégicas para prestação de serviços voltados à primeira infância, como a construção do Hospital da Mulher; apoio a casas de partos humanizados; a Casa do Coraçãozinho; visitas domiciliares; projetos lúdico-educativos e acompanhamento nutricional de crianças através do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN).
Tudo isso acontece em parceria e colaboração com as secretarias de Estado da Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Mas, além dessas três pastas, outras secretarias desenvolvem projetos culturais, esportivos e de lazer para as crianças, de acordo com as diretrizes do CRIA.
Veja também
Últimas notícias

Câmara barra indicação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria

Lula abre debate da Assembleia Geral da ONU nesta terça e deve fazer contraponto a Trump
![[Vídeo] PF faz operação contra estelionato em agências da Caixa em Alagoas e bloqueia meio milhão](https://img.7segundos.com.br/j8y8DZkKoV0qxp5w_gvBgOXtqRA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-23-at-082449.jpeg)
[Vídeo] PF faz operação contra estelionato em agências da Caixa em Alagoas e bloqueia meio milhão

Secretário de Lívia Carla é preso em operação do IMA na Barra de Santo Antônio

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 48 milhões

Mulher é ameaçada com faca e enforcada pelo próprio irmão em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
