Agreste

Museu Xucurus é alvo de arrombamento e tem armas históricas furtadas em Palmeira dos Índios

É a segunda vez, somente este ano, que ocorre esse tipo de crime

Por 7segundos 04/11/2020 13h01 - Atualizado em 04/11/2020 17h05
Museu Xucurus é alvo de arrombamento e tem armas históricas furtadas  em Palmeira dos Índios
Museu Xucurus em Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução Rádio Sampaio

Pela segunda vez, o tradicional Museu Xucurus, localizado em Palmeira dos Índios, no Agreste do Estado, foi arrombado e armas foram furtadas. O caso foi registrado durante a madrugada desta quarta-feira (4), conforme foi relatado na 5ª Delegacia Regional de Polícia (5ª DRP). Foram levados um rifle, uma pistola, duas garruchas e um revólver Lefouchex.

O primeiro arrombamento aconteceu no dia 16 de fevereiro deste ano, quando foram levados dois revólveres e quatro pistolas. De acordo com informações do repórter Niraldo Correia, da Rádio Sampaio, a coordenadora do Museu Graciliano Ramos relatou que um funcionário do museu notou que a porta lateral havia sido arrombada.

Após verificarem os itens que são expostos no museu, notaram a falta de algumas armas, sendo um rifle, uma pistola, duas garruchas e um revólver Lefouchex. O Instituto de Criminalística (IC) também foi acionado.

A História

Museu foi criado em 12/1971 por uma comissão constituída pelo bispo Diocesano D. Otávio Barbosa Aguiar, pelo escritor Luiz B. Torres e pelo tenente da Marinha Alberto Melo e seus primeiros diretores.


O acervo é constituído por objetos doados pela população de várias cidades. É composto de arte sacra, indumentárias, louças, troféus, moedas nacionais e estrangeiras, pinturas, quadros, fotografias de todos os prefeitos e padres da paróquia, mobiliário, utensílios domésticos, fósseis de animais pré-históricos, equipamentos usados na escravidão, armas e munições usadas em diversas guerras.